Realizada pelo PDT e pela FLB-AP, Escola de Candidatos reúne mais de 100 participantes no Rio e Janeiro (RJ)


Por Elizângela Isaque
15/07/2024

 

Dando sequência à série de ações voltadas para a preparação dos quadros pedetistas que disputarão as eleições deste ano, o PDT e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Paqualini (FLB-AP) do Rio de janeiro realizaram, no último sábado (13), a edição 2024 da Escola de Candidatos. Com a presença do ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, mais de 100 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos prestigiaram o evento, que teve como tema “Trabalhismo mais forte nas Cidades, Brasil mais trabalhista”.

Organizado pelo vice-presidente da FLB-AP do Rio de Janeiro, Leo Lupi, com a colaboração da presidente estadual do PDT, deputada estadual Martha Rocha, o evento teve objetivo capacitar os pré-candidatos pedetistas com conhecimento estratégicos em Marketing político e atualizá-los quanto às regras eleitorais, além de fornecer diversas dicas e orientações valiosas para uma campanha eleitoral alinhada com as últimas diretrizes do partido e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua contribuição, Lupi ressaltou a importância do evento para preparar a nova geração de pedetistas que ocuparão os cargos públicos, e convocou os pré-candidatos a tocarem sua campanha com convicção, as acima de tudo com a consciência do diferencial do Trabalhismo.

” A gente tem de acreditar que a gente pode fazer a diferença. O título que a gente tem, passa. Se a gente não tiver consciência disso, a gente perde a nossa a nossa raiz, a nossa origem, a nossa natureza, e os compromissos da nossa natureza, da nossa origem da nossa raiz. E isso vocês não podem perder: quem são, de onde vieram. Não esquecer que quanto mais humilde for o cidadão, mais eles precisam da nossa ajuda”, alertou Lupi.

“Estou levantando essas questões, não para dar lição de moral em ninguém. Estou querendo criar um mecanismo de as pessoas entenderem qual é o nosso papel na política. Senão, não vale à pena. Não sejam candidatos somente pelo número e a quantidade de votos que vocês vão ter. É importante para o partido, é importante para vencer  a eleição, mas se não for para mudar a estrutura de poder que nós temos, não vale à pena”, asseverou o ministro.

Martha Rocha, em suas colocações finais, manifestou o quanto a experiência do evento foi enriquecedora.  A dirigente finalizou o ciclo de palestras com tema “O PDT em 2024: Crescer sem perder a essência”.

“O dia de hoje foi maravilhoso. Acho até difícil a gente encontrar um adjetivo para poder contextualizar o que aconteceu aqui no partido”, declarou a deputada, que agradeceu ao Leo Lupi pela organização e sintetizou o ensino transmitido por cada palestrante, dentre eles, Paulo Loiola, que falou sobre “Comunicação digital: o desafio da disputa nas redes”.

“A grande contribuição dele foi desmitificar o que é uma campanha eleitoral. Ele mostrou pra gente o seguinte: a gente tocar a nossa vida, com o nosso celular, o nosso banco de dados, e colocar a nossa campanha na rua, na certeza de que a gente está no melhor partido. A gente tem a melhor história política desse país e nós temos e teremos os melhores candidatos do país”, afirmou Martha Rocha.

Um dos entusiastas de tudo o que foi transmitido no evento foi o secretário de Formação Política da FLBA-P/RJ, Lucas Álvaro, um dos palestrantes do dia, que destacou o diferencial do Trabalhismo pedetista na qualificação de seus quadros para o futuro do país.

“A mensagem foi clara: o PDT é um partido com programa, com soluções para o Brasil. Um partido que tem história, um partido que tem um legado a defender. Nós construímos o Brasil moderno, e acreditamos que os nossos candidatos e candidatas, a serem confirmados nas convenções espalhados por todo o Brasil, serão replicadores da mensagem de que o Trabalhismo é a saída dos grandes problemas nacionais, porque une quem trabalha e quem produz para encontrar soluções”, definiu.

Já o ex-desembargador, advogado e jornalista Siro Darlan, lembrou o fato de a Escola de Candidatos acontecer justamente no dia em que é comemorado o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (13 de julho), e afirmou a importância de os pré-candidatos “conhecerem a história do PDT, as origens do Trabalhismo, da democracia e do Socialismo que o PDT levanta como bandeira, assim como compromisso, sobretudo com as pessoas”, defende, ao mencionar os líderes históricos do partido.

“O nosso partido tem como compromisso de assegurar o direitos fundamentais de toda pessoa humana, e por isso, Leonel Brizola, nosso grande líder, nosso ícone, distribuiu escolas. Porque, através da Educação, nós podemos libertar o povo do jugo do colonialismo, daqueles que querem continuar escravizando o povo brasileiro e tirando proveito do trabalho do trabalhador e das riquezas do Brasil. Precisamos defender esses princípios, do Trabalhismo, da Democracia, e o respeito com as pessoas, começando com as crianças e adolescentes, que sempre foram a grande preocupação de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro e Alberto Pasqualini.

Assista abaixo a edição 2024 da Escola de Candidatos do Rio de Janeiro:

Confirma, na ordem, os temas abordados:

– “Trabalhismo, teoria e prática: como salvar o Brasil?” – com Lucas Alvares (Secretário de formação política da FLB-AP) e Siro Darlan (jurista)

– “Direito Eleitoral e as Eleições Municipais de 2024” – com Vânia Aieta (Advogada Eleitoral e Professora PPGD-UERJ)

– “Comunicação digital: o desafio da disputa nas redes” – com Paulo Loiola (Estrategista político – BaseLab)

– Encerramento: “O PDT em 2024: Crescer sem perder a essência” – com Martha Rocha (presidente do PDT-RJ) e Carlos Lupi (Ministro da Previdência Social)