Professor Nado lança obra que traça linha histórica da Esquerda no 6º Congresso Nacional do PDT


Por Elizângela Isaque
24/05/2024

Obra também foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e na Feira Internacional de Paraty

Educação e Cultura, de fato, andam de mãos dadas, principalmente na prática política proposta pelo Trabalhismo. E mais uma prova disso é o lançamento do livro “Canhoto para conhecer a história da Esquerda” neste sábado (25), último dia do Congresso Nacional do PDT. Além da Plenária Final para aprovação dos relatórios de cada um dos 12 Grupos de Trabalho e da Convenção Nacional do partido, os congressistas terão a oportunidade de conhecer e adquirir essa obra, de autoria do professor Ronaldo Teixeira, o Professor Nado, como é conhecido o relator do GT Justiça, Segurança e Cidadania.

A obra, que também foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e na Feira Internacional de Paraty, é um estudo sobre a origem e os fundamentos da esquerda política. Nele, o autor traça uma linha que permite ao leitor compreender o contexto social do qual emergiram os argumentos sociológicos de pensadores como Karl Marx e Freidrich Engels, Lenin, ou em Léon Trotsky, que se tornaram o veículo condutor e da Revolução Francesa, assim como o declínio dos experimentos ‘socialistas’ da União Soviética, da Alemanha Oriental e de Cuba.

Neste livro, o Professor Nado, que é diretor-geral da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). permite ao leitor tecer a própria reflexão acerca dos aspectos que culminaram na materialização da esquerda política brasileira, por meio de uma visão ampla de seu contexto de atuação e implementação prática.

Como descreve um dos comentaristas  da obra, “movimentos políticos, figuras e ideias políticas vão aparecendo sob uma perspectiva histórica na que o chamado ‘trabalhismo’, enquanto corrente de pensamento e de atuação política de esquerda, institui-se não só em centro da sua atenção reflexiva, mas também no ‘espaço político’ que funcionaria como marco de análise para, justamente, compreender outros processos e pensamentos políticos de esquerda na história do país. O ‘trabalhismo’ apareceria como uma lente com a qual se enxerga a história política posterior da esquerda brasileira, seus êxitos e fracassos.”

Mais sobre Ronaldo Teixeira

Ronaldo Teixeira da Silva é professor, doutor em Ciências Sociais pela Unisinos, mestre em Literatura pela Universidade d Brasília (UnB), de 2007 a 2010. Foi secretário executivo-adjunto do Ministério da Justiça e diretor-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania-Pronasci (de 2003 a 2006), secretário executivo-adjunto e ministro da Educação, Interino. Secretário de Estado do Rio Grande do Sul e analista de Inteligência da Diretoria de Análises de Políticas Públicas- DAPP- da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ). Hoje, na gestão do PDT, Diretor-Geral da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).