Medida anunciada por Carlos Lupi reforça compromisso com aposentados e pensionistas
O ministro da Previdência Social Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira (5) mais uma medida voltada para garantir alívio financeiro aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prazo para pagamento dos empréstimos consignados foi ampliado de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos), proporcionando melhores condições para milhões de brasileiros que dependem dessa modalidade de crédito.
A medida será oficializada por meio de uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (6) e terá efeito imediato para empréstimos em folha e no cartão de crédito. No entanto, a efetivação ainda dependerá de negociações entre os bancos e os beneficiários.
Carlos Lupi destacou que a decisão foi amplamente estudada dentro do ministério e tem como objetivo aliviar as dificuldades enfrentadas pelos segurados da Previdência Social.
“A gente vê a dificuldade que as pessoas passam e essa medida vem para ajudar a equilibrar melhor as finanças, sem comprometer completamente a renda dos aposentados e pensionistas”, afirmou.
A ampliação do prazo também dá mais margem para a renovação dos consignados. O ministro ressaltou que aproximadamente 90% dos contratos são renovados ao final do período, o que demonstra a necessidade de ajustes que possibilitem condições mais justas para os segurados.