Presidente do PDT de São Paulo (SP) participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

04/06/2024

Antônio Neto destaca importância dos direitos trabalhistas e reforça o compromisso do PDT na defesa dos trabalhadores

O presidente do PDT de São Paulo (SP), Antônio Neto, está em Genebra (Suíça) para participar da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), da qual também é presidente, Neto leva a voz dos pedetistas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A Conferência teve início oficialmente nesta segunda-feira (3), com atividades preparatórias já no domingo (2), onde Antônio Neto participou de reuniões importantes, como a da Federação Sindical Mundial (FSM) e a da bancada dos trabalhadores da OIT.

Durante a reunião da FSM, da qual Neto foi o primeiro presidente brasileiro, os sindicalistas manifestaram apoio ao povo palestino e aos países árabes livres. Eles destacaram as decisões políticas dentro da OIT que desafiam o imperialismo do norte global e o não-alinhamento ao ocidente.

Neto defendeu temas cruciais como o direito de greve, a economia de cuidados e os riscos biológicos enfrentados por trabalhadores de diversas categorias, reforçando a agenda do PDT na luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.

Na parte da tarde, a bancada dos trabalhadores discutiu a agenda e o funcionamento da Conferência, elegendo a presidente do Grupo dos Trabalhadores da OIT como representante na conferência.

Sobre a Conferência Internacional do Trabalho

A Conferência Internacional do Trabalho é o mais alto órgão de tomada de decisões da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Realizada anualmente, a Conferência reúne delegações tripartites (trabalhadores, patronal e governos) dos 187 Estados Membros da Organização e observadores internacionais para discutir tópicos essenciais relacionados ao mundo do trabalho.

Este ano, a Conferência aborda sete itens principais:

• Relatórios do Presidente do Conselho de Administração e do Diretor-Geral
  • Informações sobre o programa e o orçamento e outras questões
  • Informações e relatórios sobre a aplicação das Convenções e Recomendações
  • Proteção contra riscos biológicos (primeira discussão sobre estabelecimento de padrões)
  • Discussão recorrente sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho
  • Trabalho decente e a economia do cuidado (discussão geral)
  • Revogação de quatro convenções internacionais do trabalho

A 112ª edição do encontro acontece de 3 a 14 de junho, no Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, e na sede da OIT. Antônio Neto reafirma o compromisso do partido com a defesa dos trabalhadores, buscando uma legislação que contemple as necessidades sociais de cada trabalhador e promovendo condições dignas de trabalho.