O Caminhão do Peixe, projeto itinerante implantado pelo prefeito Gil Cutrim (PDT), em São José do Ribamar, no Maranhão, tem percorrido os bairros do município beneficiando pescadores e consumidores locais. Trata-se de um tipo de feira itinerante que leva aos consumidores produtos variados a preços bem abaixo dos praticados nos mercados e feiras da Grande Ilha.
A iniciativa beneficia o consumidor e centenas de profissionais da cidade que vivem da pesca, dando-lhes a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente com o cliente, sem a figura do atravessador. Com isso, o programa gera novos empregos, renda e, consequentemente, movimenta a economia da cidade.
Em quase seis anos de funcionamento, projeto já beneficiou milhares de consumidores e comercializou mais de 530 toneladas de pescados e mariscos. O veículo, adquirido por meio de uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, é totalmente adaptado para transportar, armazenar e comercializar até 3,5 toneladas de pescado e mariscos por dia.
Em uma semana de atividades, o Caminhão do Peixe comercializa cerca de três toneladas de alimentos, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Abastecimento. De 2011 até o momento, o projeto itinerante da prefeitura já comercializou, em toda cidade, mais de 530 toneladas.
Esta semana, o veículo estará na chamada região limítrofe com a capital São Luís, nos bairros Parque Jair (segunda-feira), Parque Vitória (terça), Alto do Turu (quarta) e Parque São José (sexta). A exemplo do que vem ocorrendo desde o ano passado, na quinta-feira (14) o Caminhão participará de mais uma edição da Feira do Agricultor Familiar, promovida pela prefeitura no Viva Outeiro, na região da sede.
O horário de funcionamento do Caminhão do Peixe, em todos os locais, é das 16h às 20h30.