Dep. pedetista celebra a decisão: “Vamos dar o exemplo nas escolas para transformar o clima do país”
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (12), a criação do Dia Nacional para a Ação Climática, que será celebrado em 27 de abril. De autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), o Projeto de Lei (PL) 2215/2024 recebeu 273 votos favoráveis e agora segue para o Senado.
A proposta prevê que, na data instituída, escolas públicas e privadas de todos os níveis realizem ações práticas de prevenção e resposta a desastres naturais e eventos climáticos extremos. Entre as atividades, estão treinamentos, simulações de inundações e exercícios de primeiros socorros.
Para Duda, o papel das escolas no enfrentamento às mudanças climáticas é fundamental. A deputada também explicou a escolha da data, construída coletivamente com lideranças climáticas e movimentos sociais.
“Vamos dar o exemplo nas escolas para transformar o clima do país”, destacou Salabert. “O dia 27 de abril foi escolhido por ter sido o dia em que começaram as fortes chuvas, no ano de 2024, no Rio Grande do Sul. Posteriormente, pessoas perderam suas vidas e foi decretado Estado de Calamidade”, acrescentou.
“A proposta é, também, uma forma de não esquecermos de todas as mortes causadas pela ação humana, ou a falta dela, com relação às mudanças climáticas em todo o país”, completou a pedetista.
Duda agradeceu à Câmara pela aprovação do projeto e destacou a importância da tramitação célere: “A votação demonstra um compromisso da Câmara dos Deputados com a ágil tramitação de projetos de alta relevância e alicerçados na boa ciência e na política baseada em evidências”, reconheceu a parlamentar.
O projeto teve relatoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. No plenário, o parecer ficou sob responsabilidade de Pompeu de Mattos (PDT-RS).