Em carta assinada por Lupi, partido cita comprometimento do novo presidente com pautas populares
O PDT reconheceu a vitória de Pedro Castillo na eleição presidencial promovida no Peru, no último domingo (6). A posição foi oficializada, nesta quinta-feira (10), através de carta assinada pelo presidente nacional da sigla brasileira, Carlos Lupi.
“Por uma América Latina livre, unida, justa, soberana e democrática!”, destacou a liderança pedetista ao indicar que a conquista simboliza a tendência de retomada do perfil democrático no continente. Após disputa acirrada contra Keiko Fujimori, a previsão é de que Castillo, do partido Perú Libre, tome posse em 28 de julho.
Exaltando o histórico de compromissos populares, principalmente com a educação e o bem-estar social, Lupi também sinalizou para a possibilidade de aliança para fortalecer projetos de desenvolvimento, como o liderado pelo presidenciável do PDT, Ciro Gomes, no Brasil.
“Estaremos sempre dispostos a nos aliar com aqueles que enxergam o poder de união das Américas para avançar nas conquistas sociais”, afirmou.
Confira abaixo a íntegra do documento:
Excelentíssimo Presidente eleito do Peru
Pedro Castillo
É com grande alegria que parabenizo o companheiro por sua vitória nas eleições gerais do Peru de 2021. Seu histórico de compromissos com a educação, os mais humildes e com o desenvolvimento dos nossos irmãos peruanos traz de volta às Américas o vento democrático necessário para nos colocar no caminho das liberdades representativas.
Portanto enxergue em nós, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), parceiros nesta nova fase que viverá o povo peruano através do seu projeto de governo, e estaremos sempre dispostos a nos aliar com aqueles que enxergam o poder de união das Américas para avançar nas conquistas sociais e no bem-estar de nosso povo através da democracia e da defesa das nossas garantias.
Estendemos nossos cumprimentos ao Partido Perú Libre que sintetizou, e a partir de hoje carrega os anseios de transformação e de justiça de milhões de peruanas e peruanos por um projeto de país diferente das receitas neoliberais.
Saudações!
Por uma América Latina livre, unida, justa, soberana e democrática!
Carlos Lupi
Presidente Nacional do Partido Democrático Trabalhista