PDT reafirma vanguarda de Gestão Trabalhista em conversa na Rádio Legalidade


Wellington Penalva
03/10/2024

Manoel Dias e lideranças discutem importância da cartilha, reforçando o papel da FLB-AP

 

O PDT se destaca novamente na vanguarda política com o lançamento da cartilha Gestão Trabalhista, debatido em uma conversa promovida pela Rádio Legalidade, na sede nacional do partido em Brasília, na última quarta-feira (2). A publicação, desenvolvida pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), é um guia estratégico que visa orientar candidatos e gestores nas eleições municipais de 2024, garantindo uma governança eficiente e comprometida com a inclusão e o desenvolvimento sustentável.

Durante a conversa, Manoel Dias, secretário-geral do PDT e presidente da FLB-AP, destacou a importância da cartilha como um passo decisivo para capacitar e diferenciar os gestores do partido. Segundo ele, a legenda reafirma sua posição de liderança ao promover uma ferramenta de formação que, além de prática, é essencial para a eficiência das gestões municipais.

“Estamos diante de uma eleição municipal e estamos sendo mais uma vez vanguarda. Vanguarda com a criação do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas […] a cartilha veio numa hora excepcional porque ela representa o que o partido pensa, quer e vai realizar”, afirmou Manoel Dias.

A cartilha, desenvolvida a partir dos 12 grupos de trabalho do 6º Congresso Nacional do PDT, realizado em maio deste ano, busca transformar debates teóricos em ações concretas para as cidades do Brasil. Estruturada com 12 eixos de atuação, ela apresenta diretrizes estratégicas para governar com base nos pilares de “Cidades sustentáveis, democráticas e participativas”. O objetivo é dar suporte a candidatos e prefeitos eleitos, promovendo uma governança eficiente que se destaque pela inovação e compromisso social.

O professor José Carlos Rassier, diretor do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), ressaltou o caráter prático da cartilha e a importância de aplicar as diretrizes trabalhistas nas gestões municipais. “Estamos trazendo questões práticas para serem levadas a cabo nas administrações municipais. Mais eficiência, mais efetividade, mais eficácia, mais resultado […] dentro da doutrina trabalhista, mostrando que há grandes diferenciais quando nós estamos governando a partir deste conjunto teórico”, afirmou.

Denise Franco, coordenadora de sistematização da cartilha, destacou que a publicação é uma tradução prática do trabalhismo para a realidade dos municípios. “O trabalhismo é vivo, é o anseio da população brasileira. A cartilha é prática, por isso ela tem o nome de cartilha, para ser bem ‘vida real’. Queremos garantir a geração de emprego e renda, […] a segurança, a sustentabilidade, o enfrentamento à exclusão social de forma que reflita o trabalhismo”, explicou.

Nelton Friedrich, professor e membro da FLB-AP, também enalteceu a cartilha como um instrumento fundamental para os gestores trabalhistas. Ele apontou que o material serve como guia para enfrentar os desafios locais, sempre com uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. “A cartilha é uma espécie de bússola que o trabalhismo brasileiro está trazendo. Não quer dizer que está tudo previsto, mas está provocando […] é uma ação inovadora, a cartilha é perene”, destacou.

A Cartilha Gestão Trabalhista para todos os candidatos do PDT e faz parte de um esforço contínuo da FLB-AP em capacitar e orientar seus representantes. O material foi apontado como um dos principais frutos do 6º Congresso Nacional do PDT e vai garantir que os gestores trabalhistas estejam preparados para promover uma governança eficiente pautada na filosofia trabalhista.