Membros analisam panoramas político, social e econômico do continente e buscam ações integradas
O PDT promoverá entre os dias 19 e 20 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a reunião anual do Comitê para América Latina e Caribe da Internacional Socialista (IS). Os membros, liderados pelo vice-presidente da organização e presidente nacional licenciado do partido brasileiro, Carlos Lupi, analisarão os panoramas político, social e econômico do continente e buscarão ações integradas.
Com a participação do presidente do Comitê, Miguel Vargas, o colegiado aprofundará a discussão sobre a atuação da IS em temas estratégicos, que receberão contribuições oriundas de encontros paralelos da Internacional Socialista de Mulheres (ISM) – programado para sexta-feira (18) – e de grupos de trabalho.
Na política, o impacto do populismo na estabilidade democrática, as estratégias para fortalecimento dos partidos socialistas e social-democratas, o combate à desinformação, a promoção de alianças políticas para cooperação regional e a crise política e humanitária na Venezuela.
Sobre a questão social, os representantes partidários avaliarão propostas relacionadas à igualdade de gênero e aos direitos das mulheres e minorias, bem como a mobilização para combater a pobreza e melhorar a distribuição de renda nos países americanos.
Entre os desafios e oportunidades econômicas para a região, os participantes estimularão ainda a construção de um modelo de desenvolvimento focado na sustentabilidade, na inclusão social e na inovação tecnológica.
Ao final, o Comitê apresentará uma declaração que incluirá as conclusões consolidadas e as propostas de ação e agenda de trabalho aprovadas para o próximo ano.
Segundo Carlos Lupi, que também é ministro da Previdência Social no Brasil, o evento simboliza o comprometimento da IS com pautas fundamentais para uma “evolução socialmente responsável das nações”.
“A Internacional Socialista tem um papel determinante na proteção de direitos, no progresso econômico com olhar para os mais vulneráveis e no enfrentamento da extrema direita. Por isso, a presença do Comitê, no Brasil, mostra a relevância e o potencial do PDT e da nossa nação na construção de saídas efetivas para crises locais e mundiais”, afirmou.
Representatividade
Com cerca de 170 organizações partidárias filiadas oriundas de 120 países de todos os continentes, a IS realiza congressos plenos a cada três anos, enquanto o seu Conselho se reúne duas vezes por ano.
Membro efetivo da IS desde o Congresso realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1989, o PDT foi o primeiro partido brasileiro a integrar os quadros do organismo internacional e o seu fundador, Leonel Brizola, o primeiro brasileiro a eleger-se vice-presidente.
Programação:
Sexta-feira (18/10)
9h30 às 16h: Reunião da Internacional Socialista de Mulheres (ISM)
Local: Sede do PDT – Rua do Teatro, 39 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Sábado (19/10):
9h30 às 10h15 – Abertura da reunião anual do Comitê para América Latina e Caribe da Internacional Socialista (IS) e coletiva de imprensa
10h30 às 13h15: Primeira sessão do Comitê
14h30 às 16h30 – Segunda sessão do Comitê
Local: Pestana Rio Atlântica – Av. Atlântica, 2964 – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Domingo (20/10):
9h30 às 13h30: Terceira sessão do Comitê e encerramento
Local: Pestana Rio Atlântica – Av. Atlântica, 2964 – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)