Em memória aos 70 anos do falecimento de Getúlio Vargas, o PDT, por meio do Centro de Memória Trabalhista (CMT), lança um encarte especial intitulado “Vargas: a transformação do Brasil”. Este material impresso, que será distribuído em todo o país, dá acesso ao documentário homônimo por meio de um QR Code e já está disponível em versão digital na Biblioteca Virtual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).
O encarte reúne depoimentos de personalidades e lideranças, extraídos do documentário dirigido por Beto Almeida, que destacam o impacto duradouro das políticas de Vargas no Brasil. As mensagens iniciais da publicação, assinadas por três grandes líderes do PDT, refletem a importância histórica e política de Getúlio Vargas, reforçando o compromisso do partido com seu legado. O material ainda apresenta a emblemática carta-testamento do líder trabalhista.
Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, enfatiza a transformação que Vargas trouxe ao Brasil ao romper com o domínio da política do café com leite e impulsionar a industrialização do país. “Getúlio sempre pensou como ser o Brasil autodeterminado. O Brasil que construísse o seu futuro com as suas próprias mãos,” destaca Lupi, sublinhando o papel crucial de Vargas na criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na fundação da Petrobras.
Manoel Dias, presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, relembra a capacidade visionária de Vargas ao modernizar o Brasil e implementar reformas estruturais em um contexto político e econômico adverso. “Vargas transformou este País em uma grande potência, alcançando a oitava economia mundial. Agora, isso tudo se deve a ele,” afirmou, destacando o compromisso de Getúlio com a justiça social e a soberania nacional.
Já André Figueiredo, deputado federal e presidente nacional em exercício do PDT, reforça a importância do legado varguista para o partido e para o Brasil. “O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Getúlio Vargas é o predecessor direto do nosso PDT. Temos orgulho ao lembrarmos-nos dos 70 anos da morte do ex-presidente que realizou tantos projetos importantes e as principais leis trabalhistas do país,” disse o pedetista.
O encarte também é complementado por depoimentos de figuras públicas e especialistas, como Beth Carvalho, Beto Almeida, José Augusto Ribeiro e Samuel Pinheiro Guimarães, que compartilham suas reflexões sobre a influência de Vargas no cenário político e social do Brasil.