PDT sai na frente e formaliza adesão ao Programa Cidades Sustentáveis


Wellington Penalva
22/08/2024

Partido é pioneiro na iniciativa e já teve gestão premiada pelo fomento e investimento em sustentabilidade

 

O 6º Congresso Nacional do PDT deixou um legado fundamental: o partido aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS). A iniciativa visa promover o desenvolvimento urbano sustentável em municípios de todo o Brasil, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Agenda 2030. Uma gestão pedetista, inclusive, foi campeã da categoria em 2023.

O PCS é um sistema aberto e de acesso livre que oferece ferramentas e metodologias para apoiar gestores municipais na construção de cidades mais justas, saudáveis e resilientes.

“A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma proposta das mais completas para uma cidade justa, saudável e com desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Nelton Frederich, reforçando a importância dessa adesão para o PDT e para o Brasil.

O ato solene de adesão, realizado durante o Congresso pedetista, teve a presença da coordenadora nacional do PCS e integrante da Comissão Nacional para os ODS, Zuleica Goulart. Figuras chave do PDT, incluindo Manoel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral do PDT, e André Menegotto, secretário nacional adjunto do partido e secretário-geral da FLB-AP, também participaram da cerimônia. Ambos reforçaram a relevância desse compromisso para as diretrizes políticas do PDT.

Sob a gestão pedetista do prefeito Axel Grael, Niterói (RJ) foi reconhecida no ano passado como a cidade mais sustentável do Brasil, um marco que ilustra o sucesso das diretrizes do programa quando aplicadas na prática.

“No ano passado, o primeiro lugar no Brasil foi exatamente a gestão do PDT. Niterói teve o primeiro lugar de Cidades Sustentáveis”, destacou o professor Frederich, sublinhando o compromisso pedetista com a pauta.

Zuleica Goulart destacou o pioneirismo do partido: “O PDT está sendo o primeiro diretório nacional a assumir esse compromisso, e isso deve servir de referência para outros partidos que também desejem alinhar suas agendas com o desenvolvimento sustentável”.

Cidades Sustentáveis

A plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) oferece uma série de ferramentas, incluindo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), que permite às prefeituras monitorar e avaliar o progresso de suas políticas públicas em relação aos ODS.

“Nos últimos cinco anos, ampliamos a plataforma com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente, criando ferramentas que auxiliam os municípios na promoção de cidades mais justas e sustentáveis”, explicou Zuleica. A plataforma disponibiliza metodologias e conteúdos para que os gestores municipais possam planejar e executar políticas públicas eficazes, com foco na redução das desigualdades e na sustentabilidade ambiental.

Além disso, o programa incentiva a participação cidadã e a transparência, permitindo que a sociedade acompanhe o desempenho das cidades signatárias por meio de indicadores e relatórios que são publicamente acessíveis. O compromisso com o PCS é um passo fundamental para os municípios que desejam alinhar suas gestões aos padrões globais de desenvolvimento sustentável.

Ao adotar a Plataforma Cidades Sustentáveis, o PDT reafirma seu compromisso com uma gestão municipal que contempla todos os 12 eixos temáticos propostos pela plataforma, que vão desde governança transparente e participação social, até a promoção de uma economia local sustentável e a melhoria do ambiente urbano.