Ato de oficialização dos cargos aconteceu na sede nacional do PDT em Brasília (DF) com Manoel Dias
A vereadora Gabriela Ortiz é a nova a vice-presidente estadual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no Rio Grande do Sul. Empossada nessa quarta-feira (10), em Brasília (DF), por Manoel Dias, presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do partido, ela assume o posto trazendo na a força da juventude que continuará a impulsionar a bandeira do Trabalhismo nos próximos anos. Na mesma tarde, Pedro Ribeiro foi oficializado na direção do Núcleo de Base da capital gaúcha.
Eleita em 2020 aos 23 anos com 1.512 votos, Gabriela Ortiz se tornou a vereadora mais jovem da história de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Ao longo do seu mandato, foi oposição ao governo municipal e proponente de projetos que buscavam minimizar as desigualdades sociais de sua cidade. Outra marca de seu mandato foi a defesa dos interesses coletivos dos trabalhadores, dando voz à juventude, às mulheres e a causas inviabilizadas, como a garantia de saneamento básico nas ocupações consolidadas, a acessibilidade e a inclusão da população com deficiência, além de lutar por direitos das pessoas que vivem com fibromialgia.
Nesse último pleito, já aos 27 anos, ela concorreu à reeleição e sendo a candidata com o maior número de votos e a mulher mais votada da história do município de Sapucaia do Sul, alcançando 2.484 votos. Segundo Gabriela, apesar das adversidades, ela se mantém firme em seus propósitos e segue convicta de que as ideias trabalhistas podem e devem ser cada vez mais difundidas.
“Hoje, enquanto Fundação, eu coloco à inteira disposição, pois acredito que eu tenho muito a contribuir e com muita força de vontade. Com o meu mandato dentro da cidade, e a gente segue fazendo história. Todas as pessoas que trabalham comigo tem uma causa, não estão ali pelo dinheiro, não estão ali pelo cargo. Todas são mulheres, todas tem uma vivência de base e de luta também. Então, eu acho que tudo isso engradece não apenas a Fundação, mas a gente quanto pessoa”, declara Gabriela.
Já Pedro Ribeiro, de Esteio (RS), um dos candidatos mais jovens a concorrer nas eleições deste ano em sua cidade e o mais votado do partido, alcançou 977 votos trabalhistas. Em suas redes sociais, ele trouxe como diferencial uma forma autêntica de falar sobre política, pautando o debate sobre a implementação da Tarifa Zero como política pública que minimize a precariedade do transporte público coletivo de Esteio. Com um jingle dançante, ele atraiu a militância e motivou a população a se interessar por temas locais e nacionais da política brasileira.
Apesar de, assim como Gabriela, ele não ter sido eleito devido ao quociente eleitoral não alcançado pelo partido, Pedro garante que seu desempenho o motivou ainda mais a lutar em favor do PDT e só adiou a realização do sonho da parcela da população que deseja de ter o primeiro jovem LGBT+ eleito.
Também ciente de que a atuação partidária tem seu cerne nas bases, Pedro Ribeiro destaca que seu maior desafio é, justamente, atrair a juventude para a militância, mas um desafio que ele está disposto e encarar por acreditar que é a juventude que fará a diferença. Segundo ele, sua experiência com mídias sociais, atuando em parceria com a campanha da Gabriela no pleito deste ano, além de experiência, lhe trouxe ainda mais motivação.
“Agora o nosso desafio é qualificar as pessoas, identificar as pessoas que tem vontade, que tem energia, que querem mudar, e oferecer suporte para elas. Eu acho que a gente tem plena capacidade, pois a gente conseguiu fazer muitos votos, com muito pouco dinheiro, o que é muito difícil. Então, estou feliz com a oportunidade e agradeço a todos”, afirmou o dirigente do núcleo de base do Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretário nacional de Núcleos de Base, João Cyrilo, não há dúvidas de que os dois jovens estão determinados a seguir trabalhando e defendendo o legado de Leonel Brizola, empenhados na qualificação dos quadros existentes e na formação de novos quadros trabalhistas.
“A liderança de Gabriela Ortiz e Pedro Ribeiro sinaliza um novo momento para o PDT no Rio Grande do Sul. A Gabriela trará sua experiência na defesa das causas sociais e na luta por uma política inclusiva, ajudando o partido a dialogar com diversos segmentos da sociedade. E o Pedro, com sua criatividade e domínio das redes sociais, contribuirá para modernizar as estratégias partidárias e fortalecer a presença digital do Trabalhismo”, endossa Cyrilo.