PDT do Rio Grande do Sul recebe dois jovens reforços para o fortalecimento do partido no estado

Foto: Rafael Machado
PDT do Rio Grande do Sul recebe dois jovens reforços para o fortalecimento do partido no estado

Por Elizângela Isaque
11/12/2024

Empossados por Manoel Dias, Gabriela Ortiz e Pedro Ribeiro comandam FLB-AP e Núcleo de Base gaúcho

O PDT do Rio Grande do Sul acaba de receber dois importantes aliados, duas jovens forças que se juntam ao time que atuam em prol do fortalecimento e do crescimento do partido no estado. Gabriela Ortiz assume a vice-presidência estadual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualino (FLB-AP/RS), e Pedro Ribeiro, que vai dirigir o Núcleo de Base da capital gaúcha. Ambos, oficialmente empossados nessa quarta-feira (10) em Brasília (DF), por Manuel Dias, presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do partido, chegam com uma bagagem que promete ser a força da juventude que continuará a impulsionar a bandeira do Trabalhismo nos próximos anos.

Conhecida entre os locais como a vereadora mais votada do PDT de Sapucaia do Sul, em 2020, quando ainda trabalhava como estagiária na Defensoria Pública da União no Rio grande do Sul, Gabriela traz em seu histórico a busca por garantir acesso aos serviços essenciais à saúde para a população. Na eleição histórica, com 22 anos, a luta que a catapultou para seu primeiro mandato foi a importância de um restaurante comunitário no seu município, que faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com ela, a experiência como vereadora a fez estudar, aprender e a identificar seus anseios com a proposta do Trabalhismo e do PDT e almejar novos voos, como e prefeitura do município. Sem negar as muitas dificuldades que ainda enfrenta, inclusive nas últimas eleições, ela é categórica ao afirmar que a mulher jovem e moradora de área de ocupação irregular, como é seu caso, precisa ainda mais do apoio partidário, de um espaço para serem ouvidas e, então, contribuírem de fato para as reais mudanças na vida os mais necessitados do Brasil.

“Hoje, enquanto Fundação, eu me coloco à inteira disposição, pois acredito que eu tenho muito a contribuir e muita vontade fazer as coisas acontecerem. Com o meu mandato dentro da cidade, e a gente segue fazendo história. Todas as pessoas que trabalham comigo tem uma causa, não estão ali pelo dinheiro, não estão ali pelo cargo. Todas são mulheres, todas tem uma vivência de base e de luta também. Então, eu acho que tudo isso engradece não apenas a Fundação, mas a gente quanto pessoa”, declara Gabriella.

Também ciente de que é a atuação partidária tem seu cerne nas bases, Pedro Ribeiro destaca que o seu maior desafio enquanto jovem, é, justamente, atrair a juventude para a militância, mas um desafio que ele está disposto e encarar por acreditar que é a juventude que fará a diferença. Segundo ele, sua experiência com mídias sociais, atuando em parceria com a campanha da Gabriela no pleito deste ano, além de experiência, lhe trouxe ainda mais motivação.

“Agora o nosso desafio é qualificar as pessoas, identificar as pessoas que tem vontade, que tem energia, que querem mudar, e oferecer suporte para elas. Eu acho que a gente tem plena capacidade, pois a gente conseguiu fazer muitos votos, com muito pouco dinheiro, o que é muito difícil. Então, estou feliz com a oportunidade e agradeço a todos”, afirmou o dirigente do núcleo de base do Rio Grande do Sul.