Ato ocorreu durante o II Congresso Estadual do PDT-Axé e reuniu lideranças nacionais do partido
O PDT de São Paulo filiou, no último sábado (11), o tenente-coronel Mario Filho, ex-comandante da Rota da Polícia Militar, durante o II Congresso Estadual do PDT-Axé, na capital paulista. O oficial da segurança pública, que também é sacerdote de terreiro de umbanda, reforça a mobilização trabalhista para as eleições de 2022.
O ato, conduzido pelo presidente municipal do partido e sindicalista, Antonio Neto, e o presidente nacional do movimento pedetista, Marcelo Monteiro, reuniu lideranças pedetistas e de matrizes africanas em prol do Projeto Nacional de Desenvolvimento e do combate à intolerância religiosa.
“O PDT abre espaço para que todos possam estar incluídos, pois esse é o compromisso do partido desde a sua fundação, com Leonel Brizola. […] Contamos com todos os companheiros para nos ajudar a ampliar a representação e a organização do partido em todo o estado de São Paulo”, destacou Neto, ao exaltar o legado trabalhista de Getúlio Vargas.
Detalhando a relevância da Cartilha Marco Conceitual de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Monteiro reforçou a necessidade de “unicidade política” entre os membros das religiões vinculadas ao movimento.
“Não podemos estar pulverizados. Precisamos estar unidos no PDT, que é compromissado com as nossas causas, para alcançarmos vitórias, como a eleição de Ciro Gomes”, explicou.
Ao falar do processo de aposentadoria da PM e dedicação à religião nos últimos dois anos, Mario Filho destacou o diálogo com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, para filiação e integração na luta pelos interesses das camadas populares, incluindo o enfrentamento do racismo estrutural.
“Esse convite [do PDT] mostra que estou tentando fazer algo diferente. […] O que eu faço é levar às pessoas o entendimento de que nós precisamos mudar. Não só o povo de Axé, mas a sociedade brasileira”, disse.
O evento contou ainda com as participações do deputado estadual Márcio Nakashima, do presidente estadual do PDT Axé, Pai Roblez de Oxossi, e de membros dos diretórios locais.
Para assistir a íntegra do evento, clique aqui.