PDT-BA celebra filiação de 40 novos membros do coletivo Acreditar


por Wellington Penalva
12/02/2025

Evento marca o fortalecimento do partido e o crescimento da militância de base no estado

 

A sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) na Bahia foi palco, no último sábado (8), de um importante ato de filiação ao PDT. O evento reuniu cerca de 40 novos membros, oriundos do coletivo Acreditar, indicados pelo Movimento Negro do PDT-BA e coordenados pelo professor Bira. A ocasião simboliza o fortalecimento do partido no estado, reafirmando sua estratégia de expansão e mobilização nacional.

O ato contou com a presença de lideranças como Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, vice-presidente do PDT e presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) da Bahia, que foi destaque no evento. Ao lado dela, estavam Severiano Alves, vice-presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, a vereadora Débora Santana (PDT-Salvador) e representantes de movimentos sociais e militantes do partido.

“O PDT é um partido de valores, propósito e ideologia. É um partido que luta pelo povo brasileiro, pelos trabalhadores negros, indígenas. É o partido de Lélia González, Abdias do Nascinento, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. Então, é uma sigla de valor enorme. Mas sua força não vem apenas de quem ocupa grandes cargos, e sim de quem constrói a base”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula.

A expansão pedetista reflete o trabalho contínuo de articulação, organização e formação política promovido pelo PDT e pela FLB-AP, intensificado desde os encontros regionais de 2023 e consolidado durante o 6º Congresso Nacional, realizado em 2024.

Na Bahia, essa mobilização tem sido liderada pelo deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente estadual do PDT, e pelo ex-deputado Severiano Alves. Nacionalmente, o trabalho segue sob a condução do presidente licenciado do PDT, ministro Carlos Lupi, do presidente em exercício, deputado André Figueiredo, e do presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias, também secretário-geral do PDT.

O ato na capital baiana ainda foi prestigiado por lideranças dos movimentos sociais, como Roberto Rodrigues (Movimento Negro), Hari Brust Filho (Ecotrabalhista), Eliseu Paranaguá (MCDR), Cleber Souza (Educação), Carlos Brasileiro (Juventude Socialista) e Ariel Alves (Movimento Sindical). Representantes locais, como Hilário Mônaco (Saúde Pública) e Davi Dias (Militância), reforçaram a presença da base trabalhista no evento.

A filiação em bloco dos novos membros do coletivo Acreditar reforça o papel estratégico do PDT na articulação política e no fortalecimento da militância de base. O crescimento do partido na Bahia é mais uma prova de que o Trabalhismo segue vivo e forte, impulsionado pelo engajamento coletivo e pela formação de novas lideranças.