É com tristeza e perplexidade que comunicamos o falecimento do vereador Mauro Zacher. Aos 46 anos, Zacher participava de uma prova de Natação Master, em Fortaleza, quando teve um mal súbito. Socorrido e levado a UPA Praia do Futuro, após todas as tentativas de reanimação o parlamentar de Porto Alegre, que estava no exercício do seu quinto mandato consecutivo, veio a óbito.
Zacher deixa a esposa Anete, os filhos Léo e Martina, a mãe Sandra e os irmãos Flávio e Jésica.
A Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA), em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), informou o falecimento de Zacher e se solidarizou com a família.
“A CBDA e a FCDA se solidarizam à família e aos amigos do atleta e agradece pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade”, publicou a entidade cearense.
O pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, expressou pesar pelo falecimento de Zacher, definido por ele como “combativo e muito atuante”.
“Lamento muito esta perda. Meus sentimentos a toda sua família nas pessoas de sua esposa Anete e seu irmão, meu amigo, Flávio Zacher”, publicou Ciro, afirmando ter estado com o político no início deste mês para recebimento do título de cidadão de Porto Alegre.
Perfil
Aos 46 anos, Mauro César Zacher era casado com a contadora e auditora Anete Gilster Zacher, pai de Leonardo e Martina. Economista, formado pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Iniciou a militância na política estudantil, tendo sido tesoureiro da União Estadual dos Estudantes (UEE), secretário do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e eleito presidente do DCE da PUCRS, passo inicial para o começo na vida política.
Foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios Nacional e Estadual do partido. Na Câmara Municipal, foi líder do governo de José Fortunati e, atualmente, representava a legenda trabalhista como líder da bancada.
Presidiu a Associação dos Amigos do 4º Distrito; e, atualmente, era vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Gondoleiros e também integra o Conselho Deliberativo do Grêmio Futebol Portoalegrense.
PDT
Em 2014, elegeu-se vereador pelo PDT para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004, e, no Parlamento da capital gaúcha, estava em sua quinta legislatura consecutiva como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas.
No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade, como o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA); é autor da pioneira Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying, referência para todo o país. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (CECE), de Constituição e Justiça (CCJ) e atualmente presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul.
Em 2012, Zacher chegou ao posto máximo de comando, quando assumiu a presidência do Legislativo e imprimiu uma gestão de austeridade e transparência, marcada pela interlocução aberta com servidores, democrática junto aos demais integrantes da mesa diretora e vereadores.
Nesse período de 18 anos de vida pública, Zacher foi secretário da Juventude, secretário de Obras e Viação e prefeito interino por 45 dias, sendo o vereador que mais tempo ficou no comando do Paço, nos últimos 30 anos.
Destaques
Sempre representando o PDT, como vereador, Zacher participou do seminário sobre Justiça Restaurativa em Lima, no Perú, e em Montreal, no Canadá, buscou conhecer o sistema local do Escritório Público de Consultas Públicas. Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
Desde a sua primeira eleição para um mandato titular, em 2004, Mauro Zacher tem sido o vereador mais votado do partido na Capital Gaúcha e em todo o Rio Grande do Sul, em votações ascendentes até 2016. Em 2020, apesar de uma queda, manteve a posição de mais votado do PDT em Porto Alegre e no Estado. Para a Assembleia Gaúcha, Zacher sempre se posicionou bem entre os integrantes da nominata pedetista, com votações consideráveis que reforçaram a legenda e a composição da bancada.
- 2000 (Vereador): 3.956 votos – 2º SUPLENTE
- 2004 (Vereador): 7.703 votos – ELEITO o 3º mais votado
- 2008 (Vereador): 7.565 – ELEITO o 3º mais votado
- 2010 (Deputado Estadual): 22.046 votos – 5º SUPLENTE
- 2012 (Vereador): 11.244 votos – ELEITO o 5º mais votado
- 2014 (Deputado Estadual): 24.465 votos – 5º SUPLENTE
- 2016 (Vereador) – 13.551 votos – ELEITO o 2º mais votado
- 2018 (Deputado Estadual) – 18.354 votos – 4º SUPLENTE
- 2020 (Vereador) – 5.520 votos – ELEITO o 9º mais votado