No Rio Grande do Sul, PDT presta homenagem a Leonel Brizola nos 20 anos de sua morte

Ascom PDT Nacional
21/06/2024

Liderados por Carlos Lupi, trabalhistas visitam São Borja (RS) para série de atos públicos

Berço do Trabalhismo, a histórica cidade de São Borja (RS), reuniu, nesta sexta-feira (21), dezenas de lideranças e militantes para homenagear Leonel Brizola, fundador do partido e ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Na data que marcou os 20 anos da sua morte, uma série de atos foram realizados com a presença do ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado da sigla, Carlos Lupi.

Na alvorada, os pedetistas visitaram o cemitério municipal para reverenciar Brizola e mais dois ícones da ideologia política que transformou o Brasil no século XX: os ex-presidentes da República, Getúlio Vargas e João Goulart. Diante dos túmulos, discursos emocionados sobre o vasto legado, que geram benefícios sociais e econômicos à nação até os dias atuais.

“Vinte anos da partida de um herói da Pátria da brasileira: Leonel de Moura Brizola. Nosso líder segue nos iluminando e guiando nas trincheiras do PDT”, disse Lupi.

“É uma homenagem permanente de reconhecimento. O nosso partido está ativo para proteger o legado do Trabalhismo”, completou o líder da bancada pedetista na Câmara Federal, deputado federal Afonso Motta.

Representatividade

A Câmara de Vereadores promoveu, na sequência, uma sessão solene que evidenciou a inspiração gerada por Brizola para as novas gerações de lideranças trabalhistas.

“Fonte de inspiração, seguiremos preservando sua memória e fortalecendo as bandeiras do Trabalhismo, como a educação. A luta continua para proporcionar ao povo uma nação mais justa e democrática”, comentou Lupi.

O presidente estadual do partido, Romildo Bolzan, projetou a vitória na disputa pela prefeitura local como um marco simbólico para o partido, além de exaltar a importância dos ideias trabalhistas.

“Brizola, muito obrigado por tudo. Seguimos sendo liderados por você. São Borja é importante para o PDT”, comentou.

“O Brizola chamava a responsabilidade e ocupava os espaços. Seu legado está vivo aqui e por todo o Brasil. O Trabalhismo semeou avanços sociais. Após 20 anos, reverenciamos nosso líder”, acrescentou o deputado federal Pompeo de Mattos.

Entre os presentes, o líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Loureiro; o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas; o presidente municipal do partido, Nário Carmo, bem como vereadores, representantes de movimentos trabalhistas, lideranças e militantes.