Na semana do Dia Internacional da Mulher, Weverton Rocha fala sobre projetos importantes da pauta feminina


Ascom senador Weverton Rocha
07/03/2023

Senador é autor de propostas e emendas que visam a proteção e qualificação profissional deste público no País

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) falou sobre os projetos que apresentou voltados para as mulheres. Entre as proposições está a proposta que insere mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho. O texto prevê que, por meio da atuação dos serviços nacionais de aprendizagem, a exemplo do Senai, Senac, Senaer, Senat e Sescop seja feito o incentivo para as mulheres trabalharem novamente.

“O Segunda Chance vai promover a qualificação profissional para que as mulheres voltem a trabalhar, a ter independência financeira. Em um país onde as mulheres são a maioria, elas não poder ser minoria em relação ao mercado de trabalho. Este projeto é um passo importante para mudarmos esta realidade”, explicou o parlamentar.

O senador também é autor de uma emenda, acatada pelo Senado em março de 2022, que ampliou o prazo de crédito para empreendedoras. A proposta do parlamentar foi incluída no projeto que previa a concessão de até R$ 20 mil para mulheres que trabalham nas áreas de beleza, estética, vestuário, comércio de artigos femininos e alimentação que foram afetadas pela pandemia da covid-19.

“Esta emenda ampliou por dois anos, além da pandemia, o tempo para concessão do crédito. Isso deu um tempo a mais para que as trabalhadoras pudessem se recuperar dos prejuízos e dificuldades de investimento. Beneficiou diretamente essas mulheres que tanto lutaram para colocar comida na mesa das famílias. Foi também um estímulo para o empreendedorismo no Maranhão”, afirmou Weverton.

Outra iniciativa importante do senador em prol das mulheres é o endurecimento da Lei do Feminicídio. Ele foi o relator da proposta que ampliou a pena para o crime praticado contra mulher menor de 14 anos, maior de 60 anos, com deficiência ou portadora de doença degenerativa que a torne mais vulnerável; na presença física ou virtual de ascendente ou descendente da vítima; ou em descumprimento de medida protetiva. Weverton entende que este tipo de crime é hediondo e que o aumento da pena coíbe a prática do feminicídio.

“Temos que chamar a atenção para o problema e buscar soluções tanto na punição aos culpados, como na prevenção, por meio da conscientização para o respeito à mulher. A medida tem como objetivo combater a violência contra as mulheres e garantir uma punição mais severa para os agressores”, destacou o parlamentar.

Hospital de Amor
Weverton sempre trabalhou em projetos e ideias que beneficiam diretamente as mulheres. E foi pensando nelas que ele conseguiu levar uma unidade do Hospital de Amor para o Sul do Maranhão, em Imperatriz. O parlamentar foi o responsável pela implantação da unidade no município. A iniciativa teve o apoio da prefeitura. Weverton destinou ainda cerca 40 milhões de reais para a construção do hospital.

No local, é possível fazer prevenção do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos e prevenção do câncer de colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos.

“Foi com muita alegria que vi este projeto sair do papel. Me emociono profundamente em saber que tantas pessoas serão beneficiadas e quantas vidas serão salvas com este hospital. Quero agradecer o apoio de todos que lutaram para tirar este projeto do papel”, ressaltou.

Para o parlamentar, o hospital é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres. A unidade já realizou mais de 18 mil atendimentos, beneficiando 70 municípios da região.

“Tenho muito orgulho de ter levado esse hospital para a região Tocantina que, junto com as duas carretas, tem feito um trabalho tão importante.  Me emociono em saber que tantas mulheres estão tendo acesso facilitado a exames tão importantes, pois sabemos o quanto o diagnóstico precoce é fundamental no combate ao câncer”, ressaltou.