Na presença de Lupi, movimentos de base do PDT lançam nome de Juliana Brizola ao governo do Rio Grande Sul

Foto: Mariana Ramos

Ascom Juliana Brizola
13/04/2025

“Eu não sou candidata de mim mesma, mas as pesquisas apareceram e eu não vou fugir à luta”, declarou a pedetista

No primeiro encontro regional das coordenadorias do PDT no Rio Grande do Sul, realizado na última sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o nome de Juliana Brizola acabou roubando a cena. Em um evento marcado por forte mobilização da base trabalhista, lideranças do partido lançaram sua pré-candidatura ao governo do estado para 2026 e pediram a Juliana que ela atendesse ao chamado das ruas.

A mobilização ganhou força após a divulgação da pesquisa Quaest, que colocou Juliana Brizola em primeiro lugar nas intenções de voto ao Palácio Piratini. O momento mais simbólico do encontro foi a leitura de um manifesto em nome de todos os movimentos do partido, feita por Douglas Duarte, presidente estadual da Juventude do PDT. Em tom firme, Duarte declarou.

“É nossa obrigação militante realizar esta convocação à Juliana Brizola. Seu nome é maior do que o nosso partido. Seu nome carrega a esperança de um projeto histórico, popular e democrático de desenvolvimento. Por isso, ela deve atender ao chamado”.

O ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, declarou em seu discurso apoio ao apelo das ruas de destacou a trajetória da neta de Leonel Brizola, marcada por desafios.

“Juliana Brizola, é difícil carregar esse nome. A comparação acontece todos os dias. E quando se é mulher, a cobrança é dez vezes maior. Juliana, o seu desafio é não se curvar — e você nunca se curvou. A Juliana tem tudo pra ser a melhor governadora do estado do Rio Grande do Sul”.

Emocionada, Juliana agradeceu as manifestações e as palavras de Lupi, acentuando a necessidade da união partidária.

“Eu quero agradecer o carinho de toda essa militância. Eu fico emocionada porque a política não é fácil. Estar ao lado do povo é muito difícil, por isso Brizola amargou 15 anos no exílio”, declarou a pedetista, que também ressaltou a importância do diálogo e da união do partido.

“É uma alegria muito grande ver nosso partido unido e forte. Eu não sou candidata de mim mesma, mas as pesquisas apareceram e eu não vou fugir à luta”.

Também estiveram presentes no evento: o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, prefeitos pedetistas da região, além de deputados estaduais e federais da sigla. Todos manifestaram apoio à pré-candidatura e reforçaram a confiança em Juliana como uma liderança pronta para governar.

Mais do que um evento partidário, o encontro representou um marco estratégico para o PDT no Rio Grande do Sul. Com base mobilizada, discurso unificado e uma candidatura com apelo simbólico, o partido consolidou Juliana Brizola como protagonista de um projeto político de futuro.