“Mudando o destino das crianças, mudamos o futuro da cidade”, afirma Sarto


Ascom prefeito Sarto
03/09/2024

Prefeito participou de reuniões temáticas no Comitê Central sobre primeira infância e sobre urbanismo

 

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou de reuniões temáticas no Comitê Central sobre primeira infância e sobre urbanismo, nesta segunda-feira (2). No evento, Sarto conversou com os participantes a respeito do projeto de cidade que fez de Fortaleza destaque nas áreas de Educação e Economia, afirmando que os investimentos para esses resultados vêm desde a primeira infância.

“Temos um projeto que fez de Fortaleza a maior economia do Nordeste e a cidade com a terceira melhor educação do Brasil. Começamos a investir desde a primeira infância, com acesso a berçários e supercreches, além de NDIs (Núcleos de Desenvolvimento Infantil) em várias unidades e toda a assistência que damos nessa fase inicial”, afirmou.

O prefeito e candidato à reeleição ressaltou a importância da política de primeira infância, enfatizando a abordagem intersetorial adotada por sua gestão. “Nossa política de primeira infância é intersetorial, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Urbanismo. Criamos a Coordenadoria da Primeira Infância em nível de secretaria desde 2022 e tenho um carinho especial por isso, pois sou médico e sei da importância dessa fase”, explicou.

Sarto apontou, ainda, o investimento na educação como um meio de transformar o futuro de Fortaleza. Para ele, isso é possível quando se garante às crianças uma chance real de sucesso na vida, começando desde a primeira infância.

“Mudando o destino dessas crianças, mudamos o destino da nossa cidade. Eu sei o valor de uma boa educação e de uma escola pública de qualidade, pois sou filho da escola pública. Com uma boa escola, começando lá na primeira infância, damos às nossas crianças uma chance real de vencer na vida. É ali que garantimos proteção alimentar, cuidado e carinho nas nossas supercreches, que vão além de uma boa estrutura de engenharia e arquitetura, oferecendo um excelente projeto pedagógico”, finalizou.

 

Reuniões temáticas

As reuniões temáticas são realizadas com o objetivo de construir de forma participativa o plano de governo do candidato, adaptando as propostas conforme as necessidades da comunidade, de forma que os  compromissos apresentados sejam viáveis e eficazes.

 

Primeira infância

A reunião iniciou mostrando o legado da gestão. Na área de primeira infância, o destaque foi para a criação da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) e do plano municipal para a primeira infância, tornando Fortaleza pioneira no país nesse tipo de política específica para o público infantil (de 0 a 6 anos).

A Capital também é um dos 24 municípios brasileiros que integra a rede Urban95, iniciativa global que busca incluir bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

Fortaleza também conta com ações, projetos e serviços multissetoriais voltados para a primeira infância. Na área da Saúde, os pequenos contam com 20 Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), serviço com a finalidade de avaliar o desenvolvimento das crianças até 3 anos de idade; além das 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta. Há ainda três Centros de Atenção Psicossocial Infantil, o Hospital da Criança, o programa Bebê Clínica Odontológica, com cinco unidades, o Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea).

No âmbito da educação, Sarto entregou 33 Centros de Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 6 anos, todos com berçário. Na área de desenvolvimento social, o programa Família Acolhedora promove o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva judicial. Desde seu lançamento, já foram 53 famílias cadastradas.

Já o serviço Ponte de Encontro assegura um trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de mendicância, exploração econômica, trabalho infantil, dentre outras. Por sua vez, a Rede Aquarela funciona realizando o enfrentamento à violência sexual.

Outras iniciativas que beneficiam as crianças na fase primeira infância são: Cartão Missão Infância, Bilhetinho Único, Mini Bicicletar, Projeto Casulo e Licença Paternidade, esta última tendo sido ampliada pelo prefeito Sarto para os servidores municipais de 5 para 20 dias.

 

Urbanismo

Já no âmbito de urbanismo, a gestão de Sarto tem feito a conservação e criação de áreas públicas, fortalecendo o convívio da comunidade e garantindo mais segurança, com mais pessoas nas ruas, por meio do Fortaleza Cidade Sustentável. Durante a discussão, Sarto ressaltou o compromisso de sua gestão com a revitalização dos espaços públicos de Fortaleza.

“Esse é um debate sobre um projeto de cidade, uma cidade que amamos. Acabei de vir de uma reunião onde falamos sobre a Praça do Ferreira. Estamos prontos para devolver a Praça do Ferreira; recebemos hoje o projeto do arquiteto Fausto Nilo. Já devolvemos a Ponte dos Ingleses. Também estamos devolvendo o Parque Rio Branco, o Parque do Passaré, a Lagoa do Pajeú, a Lagoa da Parangaba, e a Lagoa do Urubu, que estão lindas. São todas essas ações de urbanismo que preparamos para nossa cidade”, relatou.

A Prefeitura já entregou a requalificação de grandes parques urbanos como o Parque Rachel De Queiroz, Lagoa de Messejana, Lagoa do Opaia e Parque Passaré, além da segunda etapa do Horto e Zoológico Municipal, cujas obras estão em 80%.

Por sua vez, o Se Liga Na Rede realiza melhorias na infraestrutura de saneamento, interligando 2.500 imóveis à rede de esgoto em Fortaleza, e já contemplou os bairros Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Monte Castelo e Pirambu, como parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS).

A gestão de Sarto também entregou 14 Microparques, localizados, sobretudo, em bairros da periferia: Conjunto Ceará, Mondubim, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parangaba, José Walter e Jardim das Oliveiras. Até o final do ano, Fortaleza contará com 32 microparques urbanos.