O Movimento Negro do PDT realiza, nesta quinta-feira (8), às 19h30, um debate virtual pela página movimento no Facebook sobre o tema “O impacto da política econômica brasileira na vida da mulher preta”. O diálogo virtual será conduzido pela cientista social Neudes Carvalho, vice-president do PDT de São Paulo e presidente estadual do Movimento Negro/SP e secretária da Mulher Negra, e pela cientista política Roberta Sousa, presidente do Movimento Negro do Distrito Federal.
O objetivo do debate é avaliar e provocar a sociedade sobre as principais tendências e questões acerca das estruturas legislativas, políticas institucionais e política econômica em vigor no Brasil.
“A mulher negra é a pessoa mais desrespeitada das Américas, e claro, dados sociais sobre essa mazela auxilia na reflexão de possíveis saídas efetivas. Ciente disso, o Movimento Negro do PDT ratifica seu compromisso com a pauta mais cara para toda a população brasileira, o combate ao racismo sistêmico. Nesse sentido, entendemos ser fundamental reverberar diálogos propositivos afim de cada vez mais explanar todos os pontos que são cruciais na luta contra o racismo sistêmico”, afirma Neudes Carvalho, ao explicar que é importante avaliar o progresso e os desafios para alcançar a igualdade racial e eliminar a discriminação racial, incluindo o racismo sistêmico.
“Ainda que o governo tenha dado sinais de que tem um compromisso com o combate ao racismo, a situação brasileira ainda é considerada como crítica, e nós, os trabalhistas, nunca vamos nos resignar diante desse cenário”, reforça Neudes.