O Movimento Negro do PDT, reunido neste final de semana (8 e 9/3) em congresso nacional no Rio de Janeiro, na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), elegeu em chapa única Ivaldo Paixão, do Ceará, para ser o seu novo presidente. A reunião, que se desenvolveu em clima de cordialidade e consenso, contou com as presenças entre outros do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do ex-deputado federal Carlos Alberto Oliveira, o autor da Lei Caó.
Este foi o 5º congresso nacional da Secretaria do Movimento Negro do PDT, que desta vez se reuniu sob o lema “A luta deles!! A Nossa Luta!!”. A iniciativa também marcou a reorganização do movimento que, além de Paixão, elegeu a nova diretoria executiva do movimento – reservando 40% das vagas para as mulheres e contemplando ainda, na sua composição, representantes de praticamente todos os estados.
Os participantes do encontro também aprovaram um estatuto para o movimento e a chapa eleita – “Unidade Brizolista, Viva Abdias, Edialeda Vive” – decidiu não só criar uma secretaria específica para a mulher, a secretaria da Mulher Negra; como fortalecer a luta pela implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Outro ponto da plataforma de trabalho da nova gestão é o fortalecimento das bandeiras do Planseq Afro-descendente – e da luta contra a discriminação racial em todo o país, estabelecendo estratégias de empoderamento da população negra.
Segundo o novo líder do movimento, o congresso e os estatutos são “mais um capítulo importante na história do Partido Democrático Trabalhista que desta forma reafirma o seu compromisso programático com os negros, previsto na Carta de Lisboa, que coloca a população afro-brasileira como de grande importância na efetiva construção da cidadania brasileira”.
Ao fechar o encontro, Ivaldo Paixão assinalou aos presentes que a reorganização da Secretaria Nacional do Movimento Negro “é a continuidade e mais um passo na reafirmação das lutas das grandes lideranças negras do partido como Abdias do Nascimento e a doutora Edialeda Salgado do Nascimento na tentativa de fortalecer um ambiente que garanta a efetiva inclusão dos (as) negros (as) brasileiros (as) nos destinos da nação brasileira”.
A íntegra da chapa “Unidade Brizolista”, eleita:
Presidente: Ivaldo Paixão/CE; 1ª Vice-Presidente: Odete Carvalho/SP; 2ª Vice-Presidente: Eni Canarim/RS; Secretário-Geral: Luis Eduardo/RJ; 1º Secretario: José de Arimatéia/MT; Tesoureiro-Geral: Creuzelly/RJ; 1º Tesoureiro: Francisco Isaias/RS; Secretaria da Mulher Negra: Lindacy de Assis/PE ; Secretaria da Juventude Negra: Anderson da Silva/RJ; Secretaria de Articulação e Capacitação Política: Anderson Britto/MG; Secretaria de Mobilização: Raimundo Gomes/PI ; Secretaria de Movimento Sociais: Paulo Paixão/MT ; Secretaria de Eventos e Projetos: Sandro Correia/BA; Secretaria de Comunicação Publicidade e Marketing: Verônica Barreto/BA e Secretaria Jurídica:Antônio Brás/PR.
CONSELHO CONSULTIVO
Presidente: Marcilio Medeiros/PA
Vice-Presidente: Antônio de Jesus Miranda/RO
Secretário-Geral: Carlos Martins/AL
SUPLENTES
João Nascimento Sales/AP
Flávio Santiago/
Wanderly Ribeiro/ES
CONSELHO FISCAL
Presidente: Luzia Zenette/MS
Vice-Presidente: Jorge Luis/BA
Secretário: Josimar de Souza/DF
SUPLENTES
Liliane Cardoso/PR
José João Andrade/CE
Francisco da Silva Filho/RO
CONSELHO DE ÉTICA
Presidente: Sidenil Ferreira/ES
Vice-Presidente Edvaldo Carlos/AL
Secretária: Núbia Cristina/AP
SUPLENTES
Edneusa Lopes/PE
Antônio Santana/MT
Roberto Rosa/SC
CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente: Flávia de Lima/SC
Vice-Presidente João Félix/PA
Secretária: Elizabeth de Carvalho/SP
SUPLENTES
Fabio da Silva/PI
Luzimar Almeida/MS
Renato dos Santos/DF
OM – Sandro Correia e José de Souza Andrade (foto)