Manoel Dias é homenageado com Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves em Brasília (DF)


Por Ester Marques/Martha Imenes - Ascom INSS
13/12/2024

A honraria foi entregue pelo ministro Carlos Lupi, que destacou a importância da comenda, com seis mulheres entre os agraciados

O presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral do PDT, Manoel Dias, recebeu, na noite dessa quinta-feira (12), em Brasília (DF), a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves. A  comenda, entregue pelo ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, é um reconhecimento a personalidades, servidores públicos e entidades que contribuem ativamente para o fomento da Previdência Social no Brasil.

Manoel Dias, ex-ministro do Trabalho e Emprego, foi um dos sete agraciados na categoria pessoa física, em um evento que também deu início às comemorações dos 102 anos da Previdência Social, a serem completados no dia 24 de janeiro de 2025, data também dedicada aos aposentados do país.

Em seu discurso, Lupi destacou a importância da Medalha, que teve seis mulheres entre os agraciados, cinco servidoras e uma personalidades política.

“Essa singela homenagem é apenas um reconhecimento e uma dívida que a nação brasileira tem com brasileiros e brasileiras que hoje recebem essa medalha, representando esse Brasil profundo, essa amada pátria que nós somos filhos e que precisamos e devemos honrá-la a cada dia”, disse o ministro.

O ministro também destacou os avanços ocorridos na Previdência Social sob sua gestão, nos últimos dois anos, como a humanização no atendimento com a abertura e modernização de Agências da Previdência Social (APS) e o combate à fraude.

“É preciso humanizar o atendimento ao cidadão. Não adianta investir em tecnologia se não tiver um servidor para usar, atualizar e colocar os sistemas em funcionamento”, afirmou Lupi.

Representante do Congresso Nacional na premiação, a senadora Leila Barros (PDT-DF), em sua participação, parabenizou o ministro Lupi por seu trabalho à frente da Pasta e destacou a importância da Previdência Social para os brasileiros.

“Que esta noite seja uma inspiração para continuarmos lutando por um país mais justo, onde a Previdência Social seja sempre reconhecida como uma conquista de todos os brasileiros”, declarou Leila.

A comenda

A Medalha do Mérito Previdenciário homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o “pai da Previdência Social” no Brasil. Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. A honraria simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.