O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, também presidente nacional licenciado do PDT, vem reforçando a campanha dos candidatos do partido em diversos municípios brasileiros especialmente em eventos nos finais de semana. Entre 22 e 24 de agosto Lupi percorreu quatro cidades catarinenses Joinville, Florianópolis, Blumenau e Bombinhas; e, no último final de semana do mês, diversas cidades nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.
Em Santa Catarina, sempre acompanhado do secretário nacional do PDT e presidente regional do partido, Manoel Dias, também presidente nacional da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP), Lupi se reuniu com trabalhadores e sindicalistas, além de participar de atos em apoio a candidatos a prefeito e vereador do PDT; e de partidos coligados.
Em Joinville, os dois dirigentes participaram de jantar de adesão do candidato do PDT à prefeitura local, Rodrigo Bornholdt, atual vice-prefeito. No sábado, já em Florianópolis, Lupi compareceu a um café da manhã com sindicalistas e a candidata a prefeita Angela Albino, do PC do B, apoiada pelo PDT.
Ainda na manhã de sábado, Manoel Dias e Lupi (foto) participaram de caminhada pelo centro histórico de Florianópolis, acompanhados por dezenas de militantes e do candidato a vice-prefeito da coligação, o pedetista Tico Lacerda; além do presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo. A agenda em Florianópolis incluiu almoço com empresários locais e um show de hip-hop em homenagem aos 80 anos do guerrilheiro Che Guevara, se vivo fosse, na periferia da capital catarinense.
No sábado à noite Lupi e Manoel Dias, em Blumenau, se reuniram com sindicalistas e empresários em ato de apoio ao candidato a prefeito local, Décio Lima, do PT, que tem como vice na chapa o pedetista Amauri Cadore. Domingo, último dia da viagem de Lupi a Santa Catarina, o presidente licenciado do PDT participou de homenagem no município de Bombinhas ao presidente Getúlio Vargas organizada pela candidata a prefeita do PDT, Paulinha.
Na avaliação de Manoel Dias, a presença de Lupi no Estado reforçou o papel do PDT como importante integrante da base aliada do presidente Lula. Lupi, por sua vez, fazendo um balanço da viagem, disse que a população deve votar em candidatos que possuam bons projetos para a educação e a qualificação profissional, levando em conta o bom momento que o Brasil vive em termos econômicos.
Na viagem ao Nordeste, na noite do dia 27, Lupi acompanhou uma plenária do PDT-PE no bairro de São João da Escócia, na periferia de Caruaru, em companhia do candidato local a prefeito pelo PDT, deputado José Queiroz. Na quinta à noite, já em Campina Grande, na Paraíba, Lupi participou de ato de campanha do candidato a prefeito Rômulo Gouveia, do PSDB, que tem como vice a pedetista Lígia Feliciano. No dia seguinte, em Juazeiro, no interior da Bahia, Lupi assistiu a inauguração do comitê do deputado estadual Roberto Carlos, candidato a prefeito pelo PDT. No sábado, em Vitória da Conquista, interior da Bahia, Lupi fez palestra e participou de carreata do candidato do PDT local a prefeito, Esmeraldino Correia.
Segundo o deputado Severiano Alves (PDT-BA), presidente do PDT baiano, o PDT foi o único partido que condicionou o seu apoio à manutenção dos direitos dos aposentados e dos trabalhadores ao fechar seu apoio à reeleição do presidente Lula. Por isso, acrescentou, Lupi vem fazendo uma gestão exemplar à frente do Ministério. Avaliando a presença de Lupi, o secretário geral do PDT-BA, Alexandre Brust, destacou: Temos que manter vivo o legado de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que dedicaram suas vidas à causa da educação.