Lupi recebe título de cidadão na Câmara de Teresina (PI)

Ascom PDT/Bruno Ribeiro
17/05/2024

Ministro é homenageado pela trajetória trabalhista em defesa dos direitos sociais e da democracia

“É um orgulho poder lutar pelos direitos de quem mais precisa: o povo”, declarou o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, ao receber o título de cidadão teresinense na Câmara Municipal. Iniciativa do vereador Evandro Hidd, a homenagem, nesta sexta-feira (17), mobilizou representantes dos governos federal, estadual e municipal, bem como parlamentares, lideranças e militantes.

Na cerimônia, que foi presidida pelo vereador Enzo Samuel, menções sobre os mais de 40 anos de atuação em prol das causas trabalhistas, que foi iniciada ao lado do fundador e presidente de honra do partido, Leonel Brizola. Após o falecimento do seu líder, em 2004, assumiu a presidência do partido.

Na área de gestão, destaque para a atuação do trabalhista na Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro, entre 1991 e 1992, e no Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2007 e 2011, quando o país alcançou o menor índice histórico de desemprego. Entre 1991 e 1995, também passou pelo parlamento, ao exercer o mandato de deputado federal.

Prestigiado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias e pelo governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho.

O ministro Carlos Lupi agradeceu a condecoração, que “fortalece a busca diária por um Brasil mais justo, igual e democrático”.

“Aprendi com Leonel Brizola, que conheci na banca de jornal, a lutar pelos mais necessitados e pelas bandeiras do Trabalhismo, como a educação. É isso que me motiva a seguir trabalhando, a cada dia, no PDT e no Ministério”, disse.

“Tenho orgulho da minha origem nordestina. É um povo que não se dobra. Somos a resistência. Por isso, estou emocionado ao receber essa nova certidão de nascimento”, acrescentou.

Ex-governador, Wellington Dias valorizou a trajetória de Lupi, que nunca se ausentou em momentos decisivos do Brasil.

“Em nome do povo e do presidente Lula, presto homenagem ao ministro Lupi. É um orgulho poder estar presente neste ato”, comentou.

Evandro Hidd salientou o “compromisso do líder com o povo brasileiro”.

“Lupi tem uma história de luta que orgulha a todos nós. No Ministério, está transformando o INSS para ajudar o povo do Piauí e do Brasil”, comentou.

O evento foi prestigiado ainda com os deputados federais Flavio Nogueira e Francisco Costa; o deputado estadual Fábio Novo; o superintendente e o gerente-executivo do INSS, Caio Figueiredo e William Machado, e membros de organizações da sociedade civil.