Reunião com parlamentares municipais é início de qualificação de quadros para as eleições de 2024
O PDT, por meio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), está a pleno vapor para fazer de 2024 o ano da renovação política do partido. Mais do que aumentar o número de eleitos no próximo pleito, a Executiva Nacional está trabalhando para forjar quadros qualificados e conscientes acerca da importância do Trabalhismo, capazes de exercerem mandatos eficientes e alinhados com a real necessidade da população brasileira.
E, na noite de quarta-feira (26), mais um passo foi dado rumo ao cumprimento desse objetivo, com reunião da Frente Nacional de Vereadoras e Vereadores do PDT, realizada na sede nacional do partido em Brasília (DF). Os parlamentares dos legislativos municipais tiveram a oportunidade de se conectar com os projetos partidários em um encontro com a liderança nacional, nas pessoas do ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, do presidente interino e líder da bancada do PDT na Câmara Federal, André Figueiredo, do presidente do PDT do Rio Grande do Sul, deputado federal Pompeu de Mattos, e do deputado federal Afonso Mota (RS).
Conduzida pelo presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias, a reunião da Frente de vereadores, que também pôde ser acompanhada no modo virtual, ainda teve a presença de representantes da comunidade indígena entre os vários militantes que compareceram ao evento. No cerne da fala de cada líder, ficou clara a convocação para que vereadores e vereadoras se capacitem por meio dos cursos oferecidos pela FLB-AP, para que estudem a história do Trabalhismo, conheçam seu legado e compreendam o quão atual é sua pauta para a elaboração de projetos de lei que transformem positivamente o País a partir do âmbito municipal.
“Estamos empreendendo várias atividades, no sentido de ajudar os nossos pré-candidatos e os candidatos à reeleição para que eles possam empreeender uma campanha melhor, mais bem preparada e qualificada. Os nossos prefeitos e vereadores não odem ser iguais aos outros candidatos. Nós temos prioridades que não podem ser ignoradas. A questão da Educação, por exemplo. Uma educação de tempo integral, de qualidade. Nenhum país saiu do atraso sem investir massiva e maciçamente na educação”, afirmou Manoel Dias.
Lupi, em sua fala, também explorou a importância do conhecimento acerca dos ideais trabalhistas na formação política de seus quadros.”Esse nosso PDT, gente, é um partido que precisa muito mais de vocês do que vocês dele. Esse nosso PDT precisa ser um instrumento de formação”, frisou.
“Nós somos, sobremaneira, humanistas. Essa é a diferença do Trabalhismo, o humanismo. Nós não queremos odiar ninguém. Chega de política de ódio, de rancor, de raiva. Nós queremos paz, nós queremos amor, nós queremos construção. Nós queremos uma sociedade livre. Nós queremos uma sociedade que se equipare pelos altos salários, não pelos baixos. Nós temos que entender o bolsa-família como uma necessidade temporária, porque a verdadeira solução é a carteira de trabalho assinada, que é para dar dignidade”, disse o ministro.
Já André Figueiredo ressaltou o papel da bancada do PDT na Câmara dos Deputados, para garantir os recursos necessários para o processo eleitoral, e enalteceu o trabalho desenvolvido pela FLB-AP na formação política da militância pedetista. O líder salientou o protagonismo a ser exercido pelos vereadores, como o apoio aos parlamentares do Congresso.
“Não adianta a gente sonhar com um país melhor, com um Estado melhor, se o município que a gente vive não tiver iniciado todo esse processo. A gente tem que construir o Brasil a partir do município que nós vivemos, e o município que nós vivemos é construído no processo eleitoral municipal”, afirmou o parlamentar.
“Vamos preparar um progama minucioso de qualificação dos nossos candidatos, tanto a vereador e vereadora, quanto a prefeitos e prefeitas, para que nós possamos, às vezes, dar orientações mínimas, para quem não é vereador ainda, pegando experiências de quem já é”.
O presidente interino também mencinou o aumento da violência na capitais com a expansão do crime organizado, com os jovens sendo cooptados pelas facções ainda em idade escolar, problema que também deve ser combatido por meio do acesso à Educação. E nesse sentido, o deputado frisou o papel do legislativo municipal, que deve elaborar leis que garantam a segurança da população.
“A gente só muda isso com coragem, com processo. Muda com vereadores e vereadoras produzindo leis nas câmaras municipais que, efetivamentemte, garantam que possa haver um mínimo de paz nas comunidades. Nós precisamos ter essa clareza. O papel dos vereadores e veradoras é indispensável para o Brasil, não é só para o muncípio. E para o Brasil, e para isso, nós do PDT, vamos trabalhar muito para que no ano que vem nós tenhamos, pelo menos, 50% a mais de vereadores eleitos do que elegermos em 2020.”
Após as falas da liderança nacional, o professor José Carlos Rassier, diretor técnico e de formação do Centro de Gestores Trabalhistas, falou sobre o conteúdo da capacitação oferecido para os candidatos e gestores municipais, como prefeitos e veradores, e contribuiu com as respostas dadas pelos líderes aos quetionamentos e comentários feitos pelos participantes no decorrer do encontro.