O Rio de Janeiro reviveu seus tempos de capital ao sediar o Encontro Nacional da Juventude Socialista entre os dias 12 e 14 de abril. O encontro reuniu o Diretório Nacional e Presidentas e presidentes estaduais, tendo 23 estados representados.
A atividade contou com análise de conjuntura, balanço das atividades de 2018, calendário para 2019, Congressos da UNE e da UBES, relação com o PDT, aprovação de importantes resoluções organizacionais e foi uma injeção de ânimo em todos os presentes.
Para William Rodrigues, presidente nacional JS o encontro entra para a história da Organização.
“Em um clima de grande coesão política, priorizando os grandes temas a serem debatidos, nossos quadros mais destacados conseguiram avançar em temas que outrora geraram intermináveis debates. Estamos prontos para avançar e crescer ainda mais”.
Presidente Carlos Lupi
No sábado, 13, a reunião contou com a presença do Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi que por mais de duas horas debateu e dialogo de forma direta com os presentes.
De forma unânime, foi demandado que a JS passe a contar com 5% do fundo partidário para suas ações. Tendo o presidente assumido o compromisso com essa reivindicação histórica da Juventude. No que afirmou: “O pedido de vocês é justo e merece nossa total atenção. Seremos pioneiros nisso”.
Lupi ainda participou de um animado almoço com a turma da JS ao fim da primeira parte das atividades do sábado.
Centro de Memória da Juventude
Ainda na programação do encontro, ocorreu o lançamento do
Centro de Memória da Juventude Danilo Groff.
O Centro é uma plataforma digital, construída em uma parceria da JS com a FLBAP-RJ, na figura do vice-presidente estadual Everton Gomes, e busca reconstruir o acervo do movimento e democratizar o acesso à memória da JS.
O lançamento contou com a presença dos familiares do homenageado, a viúva Dona Ione Groff e os filhos Ivana e Danilo Groff Filho.