A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na manhã do último sábado (15), no Centro de Eventos do Ceará, a vacinação para as crianças de 11 a 5 anos. O prefeito José Sarto (PDT-CE), ao lado da secretária da Saúde, Ana Estela Leite, acompanhou o primeiro turno de aplicação das doses pediátricas da Pfizer e ressaltou, durante transmissão ao vivo e em coletiva de imprensa, a importância do cadastro desse público na plataforma Saúde Digital.
“Hoje, estamos começando a vacinação das crianças, que irão receber as doses na ordem de onze a cinco anos. Para aumentar os nossos agendamentos, que até ontem já contava com 50 mil crianças inscritas, estamos fazendo um mutirão de cadastros em mais de 50 locais em toda a cidade. Colocamos uma rede física e de recursos humanos, além de agentes ligados à Secretaria Municipal de Educação que realizam busca ativa, visto que metade desse público está matriculado na nossa rede de ensino. Contamos com os servidores da educação para orientar o cadastro das crianças, que deve ser feito de forma rápida”, detalhou o prefeito.
A primeira criança a ser vacinada foi Cecília de Lima, de 11 anos. Ela estava tão ansiosa para tomar a vacina que acordou às 4h da manhã. “Muito cedo eu tomei banho, lanchei e já fiquei pronta para vir. Somente quando cheguei aqui fiquei sabendo que seria a primeira a ser vacinada. Estou muito feliz”, relatou.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 completará um ano neste mês de janeiro e a celebração é justamente a vacinação das crianças, de acordo com a secretária Ana Estela. Ela afirma que o planejamento desta nova fase requer cuidado e organização, além do apoio da população em relação à adesão e ao comparecimento.
“Continuamos agendando por bloco de horas e é muito importante estar atento e chegar no horário agendado. Os responsáveis devem fazer o cadastro das crianças e estarem atentos às listas. Fizemos toda a organização com muito carinho para receber nossas crianças, de forma que elas não esperem por muito tempo. Este é um momento de extrema alegria e de muita ansiedade, não só para os pais, para as crianças, e nós da gestão continuaremos a auxiliar a vacina aqui no município de Fortaleza”, ressaltou.
Mutirão de cadastramento
Aos pais e responsáveis que não possuem internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro, a Prefeitura está realizando um mutirão de cadastramento em mais de 50 equipamentos municipais. São eles:
– 12 Secretarias Executivas Regionais
– 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)
– Centro Cultural Canindezinho
– Pracinha da Cultura do Ancuri
– 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
– 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba)
Crianças restritas ao leito
A secretária Ana Estela Leite enfatizou que, durante o ato do cadastro no Saúde Digital, os pais ou responsáveis por crianças acamadas, devem assinalar a opção de “criança restrita ao leito”. “Essa informação é muito importante porque nós estamos trabalhando na estratégia de como chegar a essas crianças”, enfatizou.
Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.