Inovar é olhar para o futuro

A chegada do Uber no Brasil, e recentemente em Porto Alegre, me fez pensar, ouvir e pesquisar sobre os avanços das novas soluções que surgem no mercado todos os dias. Tecnologia, inovação e design estão aí para atender às necessidades dos usuários e introduzem novos conceitos, o que na minha opinião é extremamente favorável à melhoria da qualidade de vida das pessoas e introduz uma nova forma de pensar.
 
Percebemos que esse modelo, utilizado para o transporte de passageiros, a exemplo das empresas Uber, 99Top, WillGo e outras, está conectado à exigência do cidadão em ter serviços cada vez mais eficientes, que levam em conta a experiência do usuário e, indiscutivelmente, traz um grande desafio para os gestores públicos nesta nova era. 
 
O embate entre Uber e os táxis, Netflix e as redes de televisão, Whatsapp e as empresas de telefonia são apenas o início das grandes transformações e dilemas que estão por vir, e para o qual centenas de startups estão aptas a buscar soluções para as mais distintas áreas públicas ou privadas.
 
Ao Estado cabe incentivar e fomentar estas novas ideias; mesmo sabendo que as mudanças desacomodam categorias e corporativismos, e geram desconforto, o que é natural. Todavia, proibir e resistir às mudanças só nos fará perder tempo diante da aprovação popular perceptível nas ruas.
 
Automóveis confortáveis, motoristas treinados, monitoramento e avaliação dos serviços, pagamento ágil, novos procedimentos de atendimento, tecnologia para conexão entre usuários e motoristas, sistema colaborativo entre motorista e empresa, previsão do trajeto e custos, identificação do condutor e tempo de espera; todos são fatores que levam a certeza de que barrar o uso desse sistema será um enorme retrocesso.
 
É preciso eliminar a ideia de que ser favorável à regulamentação é ser contrário aos táxis. Essa disputa não faz sentido. Como legisladores e gestores devemos ter o olhar para o futuro; legalizar o sistema e incentivar os táxis para que renovem sua frota e seu modelo de negócio, modernizando a cidade, trazendo vantagens ao cidadão e caminhando para que soluções inovadoras tenham espaço no mercado. 
 
 
*Mauro Zacher é economista e vereador pelo PDT do Rio Grande do Sul. Ele é relator do projeto que regulamenta o uso de aplicativos para o transporte de passageiros em Porto Alegre.
A chegada do Uber no Brasil, e recentemente em Porto Alegre, me fez pensar, ouvir e pesquisar sobre os avanços das novas soluções que surgem no mercado todos os dias. Tecnologia, inovação e design estão aí para atender às necessidades dos usuários e introduzem novos conceitos, o que na minha opinião é extremamente favorável à melhoria da qualidade de vida das pessoas e introduz uma nova forma de pensar.
 
Percebemos que esse modelo, utilizado para o transporte de passageiros, a exemplo das empresas Uber, 99Top, WillGo e outras, está conectado à exigência do cidadão em ter serviços cada vez mais eficientes, que levam em conta a experiência do usuário e, indiscutivelmente, traz um grande desafio para os gestores públicos nesta nova era. 
 
O embate entre Uber e os táxis, Netflix e as redes de televisão, Whatsapp e as empresas de telefonia são apenas o início das grandes transformações e dilemas que estão por vir, e para o qual centenas de startups estão aptas a buscar soluções para as mais distintas áreas públicas ou privadas.
 
Ao Estado cabe incentivar e fomentar estas novas ideias; mesmo sabendo que as mudanças desacomodam categorias e corporativismos, e geram desconforto, o que é natural. Todavia, proibir e resistir às mudanças só nos fará perder tempo diante da aprovação popular perceptível nas ruas.
 
Automóveis confortáveis, motoristas treinados, monitoramento e avaliação dos serviços, pagamento ágil, novos procedimentos de atendimento, tecnologia para conexão entre usuários e motoristas, sistema colaborativo entre motorista e empresa, previsão do trajeto e custos, identificação do condutor e tempo de espera; todos são fatores que levam a certeza de que barrar o uso desse sistema será um enorme retrocesso.
 
É preciso eliminar a ideia de que ser favorável à regulamentação é ser contrário aos táxis. Essa disputa não faz sentido. Como legisladores e gestores devemos ter o olhar para o futuro; legalizar o sistema e incentivar os táxis para que renovem sua frota e seu modelo de negócio, modernizando a cidade, trazendo vantagens ao cidadão e caminhando para que soluções inovadoras tenham espaço no mercado. 
 
 
*Mauro Zacher é economista e vereador pelo PDT do Rio Grande do Sul. Ele é relator do projeto que regulamenta o uso de aplicativos para o transporte de passageiros em Porto Alegre.