FLB-AP do Maranhão apresenta relatório de atividades do biênio 2023/2024 em Brasília (DF)


Por Elizângela Isaque
13/02/2025

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do Maranhão, entregou oficialmente o relatório de suas atividades referentes aos biênio 2023/2024, juntamente com o planejamento para 2025, que prevê a realização do 1º Circuito Trabalhista no estado. A entrega do documento, realizada pela vice-presidente da FLB-AP/MA, Jacimara Maciel, aconteceu na última terça-feira (11), na sede nacional do PDT, em Brasília (DF), que foi recebido por André Menegotto, secretário nacional adjunto do PDT e secretário-geral da FLB-AP.

Entre as atividades relacionadas no balanço, destacam-se as iniciativas voltadas para a Educação e a Cultura, assim como ações em prol do fortalecimento da formação política e a capacitação partidária do PDT da região. As ações, que representam o papel da Fundação, como destaca André Menegotto, abrangeram um amplo diálogo com os movimentos de base do partido, tendo como um dos focos principais a estruturação dos Núcleos de Base.

“O Maranhão sempre foi uma das referências na organização de base e de militância partidária. Mantendo a tradição, a Fundação cumpre o seu papel de principal órgão de cooperação e assessoria do PDT”, afirma Menegotto.

PDT Solidário

Outro ponto de destaque foi a realização do PDT Solidário, iniciativa que, por meio da doação voluntária dos presidentes dos movimentos do partido, fez a arrecadação mensal, pelo período de um ano, de valores que eram repassados por meio sorteio para ajudar os militantes que precisavam desse recurso.

Educação e Cultura

A realização de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em parceria com a plataforma a Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), é um dos projetos mais exitosos da FLB-AP/MA. Já são mais de 500 alunos alcançados e com vários aprovados dentre os que participaram dos cursos.

A FLB-AP também se envolveu em projetos educacionais e culturais, disponibilizando por meio da biblioteca digital e do Centro de Memória Trabalhista, material acerca da história do trabalhismo brasileiro, incluindo líderes Leonel Brizola e João Goulart. referências teóricas essenciais para os novos membros do partido no Maranhão.

Reunião da FLB-AP/MA com os movimentos Juventude Socialista (JS), Reinventar e com estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Centro de Ensino Unificado do do Maranhão (CEUMA)

Grata pela oportunidade de aprender enquanto atua pela FLB-AP, Jacimara Maciel salienta sua satisfação em driblar as adversidades orçamentárias em cada ação da instituição, como a cooptação de tantos estudantes para participar dos aulões pré-Enem.

“De 2017 para cá, eu aprendi que a educação realmente transforma a vida. O conhecimento leva a gente longe. E não é só o conhecimento em si, mas saber construir com esse conhecimento. Nem tudo a gente consegue só com dinheiro. Muito a gente alcança quando a gente senta e, em uma conversa, consegue conscientizar o jovem, por exemplo, de que se ele estudar, se esforçar, a médio longo prazo ele vai entrar em uma faculdade”, reflete Jacimara, cuja visão se estende a todas as atividades desenvolvidas pela FLB-AP.

A vice-presidente explica, inclusive, que os aulões para o Enem têm sido a porta de entrada para novos filiados na legenda, atraídos por essa ação social do partido, cujo foco é exclusivamente a Educação.

“As pessoas veem essa iniciativa, descobrem outros cursos e, ao buscarem conhecer mais o partido, descobrem os movimentos de base, por exemplo, e vão se identificando ao ponto de se filiarem. É muito gratificante”, afirma Jacimara.