
Logo em seguida falou Tadeu Calazans, presidente da 161ª. Zonal do PDT, que abrange a área da Maré, sobre a importância daquele equipamento para a comunidade local para resgatar a auto-estima dos moradores. Segundo Calazans, a tele-sala permitirá debates e aulas, criando novas lideranças que se empenharão em conseguir mais atenção dos poderes públicos para o Complexo da Maré, seguindo a herança do brizolismo.
O evento promovido pelo Diretório Municipal do PDT da Cidade do Rio de Janeiro – contou com a presença, entre outros, do presidente nacional da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, do secretário-geral do PDT municipal, Jorge Vieira; do presidente nacional da JS-PDT, Luizinho Martins e do representante da FLB-AP estadual, Wendel Pinheiro, e do presidente da FLB-AP municipal, Paulo Cruz. Também compareceu Adriana Calazans, pré-candidata à vereadora e liderança local.
Um dos oradores, Wendel Pinheiro, ressaltou:
— A criação da tele-sala é um esforço que se faz. Significa prover aos alunos da ULB uma formação política para transformar a realidade da Maré, seguindo as bandeiras populares do trabalhismo. A fundação se coloca a disposição para ministrar cursos a todos os que lutam por um Rio mais humano e igual.
O presidente nacional da JS-PDT falou sobre a necessidade de não apenas os jovens, mas toda comunidade – participar dos cursos de formação política e das aulas à distância. Mencionou também a importância de resgatar as ações de Brizola através dos cursos.
Jorge Vieira, em seguida, agradeceu a cada um dos presentes, mencionando a luta dos filiados do PDT na Vila do João e, sobretudo, o fato da tele-sala se chamar Che Guevara:
— Assim como Brizola, Che Guevara significou a renúncia da comodidade em prol da América Latina. Ele defendeu o socialismo no sentido de dar a democracia a quem merece: o povo. Che é o retrato de que sonhar com um mundo novo é possível, contra o imperialismo e quaisquer outras formas de dominação.
Adriana Calazans também falou de sua satisfação com a inauguração da tele-sala, que considera passo importante para a Vila do João, que terá novos horizontes e perspectivas.
Fechando o ato, Manoel Dias ressaltou a necessidade de expandir ainda mais as atividades da ULB na comunidade, como forma de reocupar o espaço perdido pelo PDT na comunidade. Para Manoel, estender a ULB ao Complexo da Maré significa recuperar o espaço privilegiado que o PDT teve com Brizola e devolver a dignidade aos moradores. Ele considerou fundamental organizar grupos de interesse para difundir os ideais do trabalhismo e propagar a doutrina popular e nacionalista. O evento terminou às 18:30h, com uma festa a seguir.
(colaborou Wendel Pinheiro)