Estamos assistindo nesses últimos tempos, principalmente depois da eleição de Bolsonaro, atos e hostilidades contra a imprensa que, sem qualquer objeção das autoridades, ganha corpo.
Nós, Trabalhistas, temos uma história permanente de sermos ignorados pela grande mídia e acusados sem direito de defesa. Mas nem por isso jamais atacamos a liberdade de imprensa, a livre iniciativa de se dar opinião.
Essa é a diferença de quem exerce a democracia ou vive para atacá-la. Estamos assistindo atos de vandalismo contra a imprensa diariamente. O Palácio do Planalto criou um verdadeiro auditório onde seus seguidores ficam fisicamente ao lado de profissionais da imprensa, hostilizando e agredindo estes trabalhadores que estão lá defendendo seu emprego e agindo de forma profissional. E essa agressão, dia sim e outro também, parte inclusive do Presidente da República.
Como se isso já não fosse muito absurdo, a construção de fake news por grupos bolsonaristas – alvo de operação da Polícia Federal, no último dia 27 –, sobre autoridades e jornalistas, chegou ao limite. É hora de mostrar quem está ao lado das liberdades, de opinião, de posição política e da imprensa livre. Liberdade é um instrumento de democracia e a liberdade de imprensa é a garantia maior do sistema democrático.
*Carlos Lupi é presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho e Emprego