Em roda de conversa, Sarto reforça compromisso de construir 100 novas supercreches em Fortaleza (CE)

Ascom José Sarto
17/09/2024

O prefeito de Fortaleza (CE) e candidato à reeleição, José Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), comandou, na manhã desta terça-feira (17), uma roda de conversa sobre educação infantil, na Cidade 2000. Durante o bate-papo, Sarto enfatizou a posição conquistada por Fortaleza no cenário nacional, sendo considerada o primeiro lugar em alfabetização na idade certa entre as capitais, e citou a contribuição das supercreches para as famílias fortalezenses, com o compromisso de fazer mais 100 equipamentos do tipo.

“Fortaleza hoje é a melhor educação do Brasil, e a educação infantil está dentro do nosso projeto de universalizar em tempo integral toda a nossa rede. O fundamental II já é todo universalizado. Nós já entregamos 33 supercreches, onde recepcionamos mais de 8 mil crianças, que são pais e mães que agora têm a oportunidade de trabalhar sabendo que seu filho está bem cuidado, vai ficar o dia todo na creche com berçário e sala de inovação”, afirmou.

O prefeito e candidato à reeleição reforçou que irá intensificar ainda mais o cuidado com a educação infantil em seu segundo mandato.

“Nós já vamos entregar até o final do ano mais de 50 supercreches e, na nossa próxima gestão, a meta é construir mais 100 supercreches, que vão receber aproximadamente 20 mil crianças. São 20 mil pais e mães que vão ter os seus filhos com proteção alimentar o dia todo em tempo integral na nossa creche com a melhor proposta pedagógica, com infraestrutura muito superior a qualquer instituição privada”, assegurou.

Impacto positivo

Caroline Costa, de 30 anos, tem dois filhos nas supercreches do município e relata sentir o impacto de ter um local seguro para deixar as crianças, ressaltando que esse apoio é ainda mais importante para ela, que é mãe solo.

“É o companheiro que a gente não tem. Para quem é mãe solo, é uma partilha. A gente deixa a criança aqui, vai trabalhar, vai fazer o que tem que fazer, vai correr atrás de ganhar dinheiro, fazer alguma verba para manter a casa. E a escola estando junto com a gente é um fechamento total. Eu não tenho o que falar, só positivo, graças a Deus. Não temos um prefeito, temos um pai”, afirma.

Melhor educação do Brasil

O Censo Escolar 2023 também evidencia o destaque nacional da capital cearense. De acordo com o levantamento, Fortaleza é o primeiro lugar do Brasil na cobertura de tempo integral; a terceira maior rede municipal entre as capitais na etapa creche e entre as capitais em matrículas da educação inclusiva e a quarta maior rede municipal de ensino do Brasil, em número de matrículas.

De acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de 2023, 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa.  Em 2012, o mesmo indicador era de 53,8%.

Ampliação do Parque Escolar

A gestão Sarto entregou importantes obras para a ampliação do parque escolar em Fortaleza. Foram inaugurados 33 Centros de Educação Infantil com berçário, nove Escolas de Tempo Integral, seis Escolas de Tempo Parcial, 12 Escolas Areninha, além de 46 escolas e 46 quadras requalificadas. Atualmente, estão em execução 11 novos Centros de Educação Infantil, três Escolas de Tempo Integral, 4 Escolas de Tempo Parcial, e 43 escolas e 46 quadras passam por requalificação.

Melhorias para os professores

Para os professores, a gestão implementou diversas melhorias, como o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), o Programa Professores Sem Fronteiras, e promoveu o maior concurso público de Fortaleza, com mais de 1.800 novos professores empossados. Além disso, os educadores receberam microfones e chromebooks, e o Programa Observatório da Educação incentivou estudos de pós-graduação. Também foram firmadas parcerias para formação em Educação Inclusiva e implementadas políticas de formação continuada.

Iniciativas para estudantes da Rede Municipal de Ensino

No que diz respeito aos estudantes da Rede Municipal, diversas iniciativas foram implementadas. Entre elas, o Passe Livre Estudantil, o Projeto Missão Verde  e a distribuição de tablets e chips de internet. A gestão ainda implantou a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). Outros destaques são o Bolsa Nota Dez, a ampliação da jornada escolar, o atendimento multiprofissional para alunos com autismo, e a universalização das Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Confira a agenda do candidato:

Quarta-feira (18/09)

Às 7h: Caminhada no Moura Brasil