Em Fortaleza (CE), José Sarto entrega centro de diagnóstico por imagem equipado com novo aparelho de ressonância magnética


Prefeitura de Fortaleza (CE)
15/06/2021

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), entregou nesta terça-feira (15), no Instituto Doutor José Frota (IJF), o centro de diagnóstico por imagem equipado com o novo aparelho de ressonância magnética nuclear, o primeiro da rede municipal de saúde. O equipamento qualificará os diagnósticos realizados pelo hospital de alta complexidade, referência na assistência às vítimas de traumas e lesões vasculares graves.

Comemorando os benefícios da nova estrutura, o prefeito José Sarto falou sobre a qualidade do equipamento, capaz de realizar mil exames por mês. “É uma das melhores estruturas existentes, inclusive, comparando à rede privada do Nordeste. Fortaleza está entregando um equipamento de alto nível, permitindo diagnósticos precoces, sem espera de 15 a 30 dias para o resultado de exames ”, enfatizou.

O sistema de diagnóstico por imagem utiliza tecnologia 100% digital e de alto desempenho. O complexo estrutural teve investimento de cerca de R$ 11 milhões, passou por testes na última semana e, agora, está em funcionamento.

“Toda essa estrutura é diferenciada, porque esse aparelho é um dos melhores que temos no Brasil. Entregamos mais um equipamento que vai ajudar a saúde, a rotatividade dos leitos, com uma equipe profissional capacitada que vai beneficiar a todos. E, em breve, conectando toda nossa rede municipal”, ressaltou o prefeito.

A inauguração da nova tecnologia também foi acompanhada pela secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, e pela superintendente do IJF, Riane Fontenele.

Modernização

A aquisição do equipamento integra o projeto de modernização e ampliação das áreas de atendimento do IJF, que já é o maior hospital do Ceará em capacidade de acolhimento de pacientes e o segundo maior do Norte e Nordeste, com 665 leitos e 20 salas cirúrgicas. O centro médico também conta com aparelhos de tomografia, radiografia digital, ultrassonografia, ecocardiografia e endoscopia.

Na rotina de atendimentos do hospital, a aquisição da Ressonância Magnética Nuclear auxiliará na identificação e avaliação mais detalhada de lesões cerebrais, trauma raquimedulares, ligamentos, cartilagens, músculos e tecidos ósseos e não-ósseos, contribuindo nos tratamentos clínicos e intervenções cirúrgicas de forma mais rápida e precisa.

Entre os pacientes mais beneficiados estão, por exemplo, as vítimas de hemorragias e fraturas cranianas e raquimedulares por quedas e ocorrências de trânsito, que lideram as causas de internação na Emergência.

Além do IJF, o novo serviço de Ressonância Magnética também dará suporte às demais unidades da rede de assistência em saúde da Prefeitura de Fortaleza, para o diagnóstico de vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, infecções, alterações nas articulações e lesões nos órgãos internos.