Em encontro com Carlos Lupi, AMT define estratégias para fortalecer candidaturas femininas em 2026


Por Ester Marques
04/02/2025

Movimento pedetista lançará capacitação para ampliar a participação das mulheres na política

Em almoço com o Ministro da Previdência Social Carlos Lupi, a Ação da Mulher Trabalhista (AMT) definiu as próximas diretrizes do movimento com foco nas eleições de 2026. O encontro, que aconteceu de forma híbrida, na sede Nacional do PDT, teve a presença da presidente nacional do movimento, Juliana Brizola, de Sirley Soalheiro, vice-presidente nacional do partido e secretária-geral da sigla em Minas Gerais (MG) e das presidentes estaduais.

Um dos principais projetos discutidos durante o encontro foi a importância de um curso para capacitação de mulheres na política, com base nos princípios que regem a sigla: o Trabalhismo. Com data ainda em formulação, a formação visa fortalecer a participação e os quadros femininos nos espaços dentro do partido e garantir destinação de recursos.

Carlos Lupi reforçou a necessidade de preparação das candidaturas femininas pedetistas para os pleitos estadual e federal.

“É fundamental que usemos 2025 para estruturar e capacitar nossas mulheres. Precisamos oferecer cursos que impulsionem e fortaleçam suas candidaturas. Mulher que defende a causa trabalhista tem que está no PDT”, destacou o ministro.

Juliana Brizola, presidente nacional da AMT e ex-candidata a prefeita de Porto Alegre (RS), também ressaltou a importância de ampliar a presença de mulheres na política com base nos ideais trabalhistas.

“Mais do que oferecer capacitação, precisamos identificar e incentivar essas mulheres, garantindo estrutura e fortalecimento para que ocupem seu espaço, afirmou a pedetista.

Já Isabella de Roldão, ex-vice presidente de Recife (PE) e presidente estadual da AMT, ressaltou a necessidade do movimento assumir compromisso com candidaturas de mulheres jovens para levar um novo fôlego ao partido.

“A nossa luta é que todas as mulheres que saiam da Juventude Socialista venham diretamente para a AMT. Continuo na missão consciente do espaço e necessidade da nossa persistência na política partidária.”

A secretária municipal de assistência social do Rio de Janeiro, deputada estadual Martha Rocha, também esteve na reunião de forma virtual, falou sobre o sucesso nas eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro.

“Nós tivemos quadros fortes na cidade do Rio de Janeiro e isso é o retrato do que o PDT representa na memória das mulheres. O PDT da delegacia de mulheres, o PDT de Brizola que dizia vou governar com as mulheres e com os negros e isso tudo fortaleceu as candidaturas das mulheres”, afirmou a deputada.