Duda Salabert é eleita para comandar Subcomissão da Câmara sobre a COP-30, em Belém (PA)


PDT na Câmara
07/05/2025

Colegiado terá papel estratégico na organização da conferência, que será pela primeira vez no Brasil

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara elegeu nesta quarta-feira (7), a deputada Duda Salabert (PDT-MG), para presidir a Subcomissão Especial da Conferência das Partes – SUBCOP-30.

A deputada destaca que o colegiado vai colaborar com a presidência da Conferência das Partes (COP), os atores relacionados e para a elaboração de eventos, montagem de espaços e participação nos espaços da COP 30, incluindo as atividades preparatórias.

Detentor da maior biodiversidade do planeta e nona maior economia do mundo, o Brasil sediará pela primeira vez a conferência em 2025. A COP 30 será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém.

COP é reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), com o objetivo de debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

Participam da conferência todos os 193 países da ONU e cinco territórios. A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, na Alemanha. Também já sediaram o evento países como Peru, França e Marrocos. Em novembro de 2024, a COP 29 será realizada em Baku, no Azerbaijão.