Duda Salabert é a única candidata à prefeitura em Minas Gerais 100% alinhada com a pauta ambiental


Ascom Campanha Duda Salabert
02/10/2024

Novo levantamento do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) identifica grau de alinhamento de parlamentares em benefício do meio ambiente

Defensora irrestrita da causa ambiental, Duda Salabert (PDT) é a única congressista mineira candidata em 2024 avaliada em 100% de alinhamento com a causa ambiental pela plataforma Farol Verde. Lançada nesta terça-feira (01), a segunda edição da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), identifica o grau de alinhamento dos parlamentares federais à pauta ambiental e chancelou Duda como “excelente” por sua atuação.

Participante da Frente Parlamentar Ambientalista, Duda votou na orientação do grupo de deputados e senadores em 100% das 78 propostas consideradas benéficas à pauta ambiental, e nas 30 tidas como prejudiciais. As votações das 108 propostas legislativas monitoradas pelo instituto entre 2023 e 2024 formaram o chamado Índice de Convergência Ambiental total (ICAt). Dentre as votações, estão as dos vetos relativos ao chamado PL do Veneno, aprovado pelo Congresso em 2022 e também o PL do Marco Temporal contra as Terras Indígenas.

“Queremos trazer para a prefeitura de BH o que já é nosso DNA legislativo: Uma atuação política engajada pela causa ambiental. Não nos fantasiamos de progressistas hoje para carregar uma motosserra amanhã. Meu compromisso com o meio ambiente é para a vida toda. Estou feliz pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade nos dar este reconhecimento, em um momento crucial para a escolha do voto em BH”, destacou Duda.

Outro parlamentar federal na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o senador Carlos Viana (PODEMOS) não pontuou no índice, sendo considerado péssimo (0%) pela ferramenta, por não votar com a Frente Ambientalista em nenhuma das propostas. Já o deputado Rogério Correia (PT) votou com a frente em 69% das proposições. De acordo com a ferramenta, só 30% dos deputados e 25% dos senadores têm compromisso com a pauta ambiental.

Veja abaixo a pontuação de Duda no Farol Verde:
https://viradaparlamentar.org.br/parlamentares/duda-salabert-220623/