Oito deputados federais foram empossados, no início deste mês, na vaga dos parlamentares que se afastaram do mandato para assumir cargos municipais. Do PDT, Vicente Arruda, que ocupava a vaga como suplente desde 2015, foi efetivado, e Ariosto Holanda reassume como suplente.
No total, 21 parlamentares deixaram a Câmara em virtude das eleições municipais. 15 para assumir o cargo de prefeito, quatro para assumir o cargo de vice-prefeito e dois para assumir o cargo de prefeito de capital. Entre os substitutos, nove já exerciam o mandato como suplentes, tendo sido substituídos por outros suplentes.
Perfis
Vicente Arruda
Vicente Ferreira de Arruda Coelho nasceu em 1929 em Granja, no Ceará. Advogado, Jornalista e Cientista Político, ele está em seu sexto mandato consecutivo como deputado federal. Na Câmara, atuou em inúmeras frentes, participando, entre outras, das comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores, de Ciência e Tecnologia, de Direitos Humanos, além de integrar várias comissões especiais relacionadas à administração pública, ao direito do trabalho e à defesa dos direitos das minorias.
Ariosto Holanda
Natural de Limoeiro do Norte, Ceará, Francisco Ariosto Holanda, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Instrumentação de Processos Industriais da Petrobras pela UFBA e pós-graduado em Engenharia Biomédica pela COPPE da UFRJ. Iniciou na vida pública como secretario da Indústria e Comércio do Estado do Ceará, (1987-1989). Em 1990, elegeu-se deputado federal. Em 1994 assumiu como suplente, sendo efetivado no mandato em 1995. Foi reeleito em 1998, 2003 e 2006.
Trabalhou na Companhia Energética do Ceará e na Petrobras. Foi professor na UFC e também exerceu o magistério na Universidade de Fortaleza. Atuou ainda como conselheiro da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas Industriais (2005-2006) e do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2006). Foi condecorado em 2007 com a Medalha do Reconhecimento do Governo Federal por sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Ceará.