Sob a liderança de Sérgio Vidigal (PDT), a Prefeitura da Serra, Espírito Santo, irá implantar nas unidades de educação do município um sistema que, além de fazer o reconhecimento facial dos alunos, enviará diretamente para os pais uma mensagem dizendo a hora exata em que as crianças entram e saem das escolas.
O sistema foi apresentado ao prefeito Sérgio Vidigal na última semana. Além de representar economia para o município (cada aparelho tem o custo mensal de R$ 585,00), o reconhecimento facial levará também mais segurança para pais e alunos.
Um dos principais objetivos da gestão municipal é informatizar e padronizar as escolas. Ao todo, a rede de educação da Serra conta com 141 unidades, sendo 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 74 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) que recebem cerca de 70 mil estudantes.
“Nosso objetivo é modernizar a educação da Serra em todos os sentidos. Com este sistema de reconhecimento facial vamos avançar muito não apenas no controle da frequência dos alunos, mas também na segurança das escolas”, disse o prefeito.
O sistema de biometria facial é capaz de reconhecer as pessoas mesmo com alterações de aparência como barba, corte de cabelo ou óculos. Ele também é eficiente para distinguir gêmeos idênticos.