O presidente do Diretório Municipal do PDT de Curitiba, deputado federal e pré-candidato a prefeitura, Gustavo Fruet, e o vereador Dalton Borba (PDT), realizaram uma filiação virtual de novos integrantes da legenda, transmitida ao vivo, por uma live no instagram. A filiação pública dos novos integrantes do partido foi realizada por videoconferência, por causa da pandemia do coronavírus. Os dez novos filiados ao PDT receberam às boas vindas de Fruet e Dalton Borba.
Para o vereador, o PDT ocupa no cenário político atual um espaço importante, que sai do cenário polarizado da política atual, e apresenta propostas sérias e comprometidas com o desenvolvimento econômico e social do país.
“O PDT abre um espaço para o diálogo construtivo, com uma grande carga de comprometimento cultural para debater questões importantes para o Brasil. Precisamos unir forças e lutar para garantir a defesa dos princípios e normas constitucionais, em prol do desenvolvimento do município”, declarou Borba.
Fruet considera que é preciso salvar a democracia fazendo política, e apresentando projetos de longo e médio para o desenvolvimento futuro da cidade.
“É preciso debater o papel da Câmara de Vereadores, o papel institucional que ela possui. É maravilhoso ver que as pessoas estão se mobilizando em torno de causas e ideias, causas sociais e culturais, estão debatendo a importância da assistência social e da educação e saúde pública diante do cenário da pandemia, e o PDT, nesse momento é um partido que apresenta e discute projetos e políticas públicas para o país, e que tem um pré-candidato com viabilidade para o Brasil”, afirmou.
Eduardo Alves, que passa a integrar a partir de agora o quadro de filiados do PDT, destacou saudoso a Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros da presidência do Brasil. Ele declarou ainda que tem um grande carinho pelo PDT, e que a partir de agora vai se juntar aos demais integrantes para fortalecer ainda mais a legenda no processo eleitoral.
Segundo o partido, as novas filiações são importantes para incentivar ainda mais a participação popular, e preparar uma nova geração, às lideranças futuras do PDT de Curitiba, que vão construir junto com o partido novos projetos e ideias.
De acordo com os dados do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há 16.499.493 pessoas filiadas a partidos políticos no Brasil, nas 33 legendas registradas no TSE. O PDT conta atualmente com 1.162. 475 filiados no país, e no Paraná há 67.258 integrantes filiados ao partido.