CMT lança cartilha com discurso de Manoel Dias em encontro com PCCh


Wellington Penalva
30/08/2024

Publicação destaca a parceria entre instituições e resgata o legado histórico do Trabalhismo brasileiro

 

O Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da Fundação Leonel Brizola -Alberto Pasqualini (FLB-AP), vai eternizar o discurso de Manoel Dias, presidente da Fundação e secretário-geral do PDT, proferido no encontro com o Partido Comunista Chinês (PCCh), na sede do partido em Brasília, no dia 29 de junho de 2024. Com lançamento previsto para setembro, a cartilha integra a série de publicações de discursos trabalhistas históricos.

No encontro, Manoel Dias sublinhou a relevância da parceria histórica entre o Trabalhismo brasileiro e o PCCh, ressaltando que essa relação remonta à visita de João Goulart à China em 1961. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a FLB-AP e os chineses é apresentada como um marco que reforça o compromisso mútuo de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Além de celebrar a cooperação atual, o discurso oferece uma aula sobre a evolução do Trabalhismo brasileiro, abordando momentos chave como a Coluna Prestes e a Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola. Manoel Dias relembra que o Trabalhismo sempre esteve na linha de frente na defesa da soberania nacional e dos direitos sociais, enfrentando o imperialismo e as elites que tentaram subjugar o país.

Um trecho destacado da cartilha reforça essa narrativa histórica e a importância da aliança entre os dois partidos:

“Nossa história se funde com a formação de nosso povo, entrelaçada na luta do Trabalhismo, em sua visão de mundo, em seus ideais e no exemplo de seus líderes e realizações. Esta parceria com o Partido Comunista Chinês é uma continuação natural dessa trajetória de resistência e construção de um futuro mais justo para nossos povos”.

A cartilha faz parte de uma série que inclui outros discursos históricos do Trabalhismo brasileiro, como o de Leonel Brizola na UNE. O material será disponibilizado na Biblioteca Virtual da FLB-AP, de forma gratuita, contribuindo para a preservação e disseminação da história e dos valores trabalhistas.