Niterói, nessa grave crise da pandemia de COVID-19, tem sido uma cidade com gestão exemplar graças ao trabalho do prefeito Rodrigo Neves (PDT-RJ) e ao desempenho irretocável do secretário municipal de saúde, o médico sanitarista Rodrigo Oliveira.
A pandemia tem mostrado a importância do SUS e cada vez mais a necessidade de serviços públicos de saúde eficientes e de qualidade. A necessidade de competência administrativa no setor público de saúde entrou na agenda das Secretarias Municipais de Saúde como uma prioridade para um bom desempenho no atendimento da população.
Avizinha-se um cenário pessimista na esfera federal do SUS, em 2021. A Lei Orçamentária de 2021 prevê R$128 bilhões para a saúde, isso representa uma queda de cerca de R$ 40 bilhões num sistema já há muito subfinanciado.
É cada vez maior o número de brasileiros que deixam de pagar um plano de saúde particular e passam a depender exclusivamente do SUS. Mais do que nunca a saúde continuará como pauta prioritária nos próximos anos.
Niterói reconheceu esse bom trabalho neste ano na cidade e elegeu o nosso candidato do PDT, Axel Grael, já no primeiro turno.
Certamente, o trabalho feito no enfrentamento à Covid foi considerado pela população. Diante da mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos, fico orgulhoso como médico e ex-secretário de Saúde da cidade, do trabalho que está sendo realizado em Niterói nesse difícil ano de 2020.
Além da liderança do Prefeito Rodrigo Neves e do futuro prefeito Axel Grael, é preciso ainda reiterar a importância do papel desempenhado pelo secretário de Saúde Rodrigo Oliveira, que assumiu numa desafiadora coincidência o cargo no início da pandemia.
Por sua seriedade e competência no combate à Covid-19, pela gestão conectada às novas tecnologias, e pela atenção aos últimos avanços e desafios da ciência, Rodrigo Oliveira se tornou uma figura respeitada por todos que trabalham e pensam a saúde na cidade e em nosso estado.
Que Niterói continue no rumo certo!
*Chico D’ Ângelo, deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro