O centenário de Darcy Ribero, completados em 2022, ainda tem sido motivo de celebrações pelo País. Dessa vez, o legado do atropólogo, educador e indigenista pedetista foi celebrado na Universidade de Brasília (UnB), instituição fundada pelo trabalhista que, na última sexta-feira (28), recebeu a obra “Tributo”, doada pelo escultor cubano José Ramón Villa Salberón. A cerimônia de inauguração teve a presença várias autoridades locais e internacionais, dentre elas, o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, e representantes de outras 15 nações, além de dirigentes da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e dos movimentos de base do PDT.
O monumento foi doado à UnB por meio da Residência Artística Cuba, Darcy e sua UnB, realizada pela Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) em parceria com a Faculdade de Tecnologia (FT) e com a Embaixada de Cuba.
“A Embaixada admira muito Darcy Ribeiro. Estávamos em tratativas em 2022, por conta dos 100 anos de Darcy e dos 60 anos da UnB, mas só neste ano foi possível trazer o escultor”, contou a diretora de Difusão Cultural, Flávia Narita.
A Faculdade de Tecnologia (FT) abrigou o projeto e concedeu apoio técnico para soldar, lixar, transportar e instalar a escultura Tributo. A Prefeitura da UnB também colaborou. Servidor técnico do Departamento de Engenharia Mecânica da FT desde 1980, Arthur Rocha participou da montagem do monumento.
“Foi um trabalho bonito, complexo e arrojado. A escultura é feita em chapa de aço inoxidável 304, com espessura de 3 mm, um material diferenciado, que não enferruja e pode ficar exposto. Todas as pessoas que participaram do projeto se envolveram bastante e trabalharam muito. As peças foram cortadas com uma máquina computadorizada, que usa um filete de água, pois a obra tem muitas geometrias precisas. Ficou lindo! Fiquei satisfeito por ter contribuído com essa escultura que vai ficar para a história da Universidade”, detalhou.
As embaixadas de Argélia, Áustria, Belarus, Chile, Coreia do Sul, Equador, Gabão, Guiné Bissau, México, Nicarágua, República Árabe Saaraui, Rússia, Sérvia, Síria e União Europeia estiveram representadas na solenidade de inauguração. Ahamed Mulay Ali, embaixador da República Árabe Saaraui, se disse honrado por participar da inauguração da obra.
“Na República Saaraui temos um provérbio que é: Aquele que te ensinou uma letra torna-se teu mestre. Portanto, Darcy Ribeiro é o mestre de milhões de pessoas, pois ensinou muitas ciências e culturas. A Universidade de Brasília, ao colocar uma escultura em sua homenagem na campus que leva seu nome, prestigia professores e alunos e marca um caminho digno para quem quer ir longe na vida, estudar a história desse grande intelectual e acompanhar sua trajetória”, ressaltou Ahamed Mulay Ali.
Já o embaixador cubano, Adolfo Curbelo Castellanos, participou da mesa de honra da solenidade que marcou a inauguração do monumento Tributo, ao lado da reitora Márcia Abrahão e do artista cubano Villa Soberón.
Sobre o artista
Natural de Santiago de Cuba, Villa Soberón tem obras expostas em mais de 30 países das Américas, da África e da Europa. Foi decano da Faculdade de Artes Plásticas do Instituto Superior de Arte de Cuba, onde leciona Escultura. De acordo com ele, seus trabalhos transitam da figuração subjetiva ao abstracionismo concreto.
Villa Soberón também participa da programação do encontro ConVida Latina, promovido pela Casa da Cultura da América Latina (CAL) até 15 de maio. A DDC/DEX realizou uma chamada para os estudantes acompanharem a atuação do escultor e receberem orientação do artista nos trabalhos.