Carlos Lupi valoriza medidas da Previdência Social para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ascom Ministério da Previdência Social
18/09/2024

Governo federal disponibiliza R$474 milhões do Comprev e reforça atendimento do INSS e da Perícia Médica

O ministro Carlos Lupi valorizou o pacote de medidas da Previdência Social para reconstrução do Rio Grande do Sul, entre elas a disponibilização de R$474 milhões do COMPREV e o reforço do atendimento do INSS e da Perícia Médica. Nesta sexta-feira (13), o gestor da pasta esteve reunido com representantes da Federação dos Municipários do estado (FEMERGS) e da autarquia federal.

No suporte aos governos estadual e de municípios que foram impactados pelos desastres naturais nos últimos meses, o governo federal liberou, na última semana, o processamento automático entre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A medida foi autorizada pela Portaria nº 2.191, publicada no dia 2 de agosto deste ano.

Em paralelo, o INSS e a Perícia Médica Federal estão intensificando a análise das solicitações dos moradores das regiões afetadas, ampliando até 22 de setembro o prazo para entrega de todo o tipo de exigência documental, bem como reforçando o atendimento nas agências e nos mutirões com outros órgãos públicos.

Segundo o ministro Carlos Lupi, as ações conjuntas da União são essenciais para que os gaúchos tenham seus direitos assegurados e as cidades restabeleçam a capacidade de investimento.

“O Brasil está unido para reconstruir o Rio Grande. Através de medidas efetivas, estamos liberando recursos e dando todo o apoio necessário para que o governador e os prefeitos possam reerguer este estado tão importante da nossa nação”, afirmou, ao citar a presença dos deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos.

“A valorização dos servidores é um ponto fundamental para que a Previdência Social siga humanizada e presente. Seguiremos dialogando e integrados na reconstrução e fortalecimento do maior programa social contínuo do mundo”, completou.

Verificação

Para consultar o resultado individualizado do processamento automático, acesse os sistemas Comprev e BG Comprev.