Carlos Lupi recebe medalha “Kofi Annan” de Frente Parlamentar do Congresso Nacional


Por Bruno Ribeiro
27/11/2024

Condecoração internacional reconhece atuação do ministro em prol da governança socioambiental responsável

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, recebeu nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF), a medalha “Busumuru Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta” em reconhecimento à contribuição para a promoção da gestão socioambiental responsável no Brasil. Vinculada ao ex-secretário-geral das Nações Unidas, a condecoração foi entregue pela Frente Parlamentar ESG na Prática, do Congresso Nacional, em parceria com o Instituto Global ESG (Ambiental, Social e Governança, em português).

Ao receber a honraria do deputado federal e presidente da Frente, Flávio Nogueira, o ministro Carlos Lupi valorizou a importância de “promover o desenvolvimento ambiental integrado com a responsabilidade social”.

“A mobilização em prol de um mundo com menos desigualdade social e mais desenvolvimento sustentável é fundamental em um momento decisivo para o futuro da humanidade. Temos um compromisso histórico que está sendo ratificado neste evento plural e inclusivo“, disse, ao destacar a participação do deputado federal e líder do PDT na Câmara, Afonso Motta, como membro da Frente.

Para Flávio Nogueira, o parlamento brasileiro está pronto para potencializar a sua contribuição com o fomento de ações qualificadas para a área ambiental.

“A existência da Frente mostra o compromisso com a promoção das boas práticas e o engajamento em conjunto com o Estado e a população“, comentou.

O evento também contou com a presença dos ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Advocacia Geral da União (AGU), Wellington Dias e Jorge Messias, respectivamente, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa, do deputado federal Hugo Motta, bem como de representantes da sociedade civil.

Símbolo

A comenda oficial, autorizada em consulta formal à família de Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas, e homologada internacionalmente pela Kofi Annan Foundation, foi cunhada em edição especial comemorativa aos 20 anos do ESG, inciativa fomentada desde 2004 pelo líder mundial, que recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 2001, e faleceu em 2018.