Na Assembleia do Paraná, PDT e Fundação organizam palestras e oficinas para prefeitos e vereadores
O presidente nacional licenciado do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defendeu a capacitação e a integração de lideranças para fortalecer o Trabalhismo. Na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba (PR), o PDT estadual e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) realizaram, nesta sexta-feira (7), o primeiro Circuito Trabalhista de 2025, que contou com palestras e oficinas sobre o desenvolvimento de políticas públicas para prefeitos e vereadores.
Ao participar do encerramento da série de atividades, Lupi destacou que a sigla, fundada por Leonel Brizola, seguirá defendendo os direitos das camadas mais vulneráveis da população em uma nação “mais democrática, igual e justa”.
“Me dá prazer lutar ao lado de cada companheiros, pois o PDT é a razão da minha vida. Enfrentamos desafios a cada minuto e, por isso, a qualificação dos quadros é fundamental para garantir resultados efetivos. Vamos surpreender com um grupo unido“, disse.
“Somos um partido nacionalista, humanista, democrático e que fez a opção pelos pobres desde Pasqualini, Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Seguiremos firmes honrando o Trabalhismo para alcançar a plena libertação do povo brasileiro”, acrescentou”, completou, ao receber quadros com fotos histórias do líder trabalhista na capital paranaense.
Em sua saudação ao trabalho realizado pelo Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), vinculado à FLB-AP, Lupi frisou o caráter inovador da iniciativa, conduzida pelo professor José Carlos Rassier, diretor do CFGT, na preparação de quadros para a gestão municipal dos quadros pedetistas.
“Ele é o principal mentor e condutor dessa ação, que vai continuar a percorrer o Brasil em defesa dos ideais e valores mais profundos de nossa missão “, declarou.
Projetando o novo momento do partido estadual, ele debateu ainda as possibilidades de reestruturação para garantir resultados políticos e eleitorais positivos.
“Temos que pensar grande para crescer com coerência. É ter voto sem perder a identidade. Vamos, juntos, construir diretórios e chapas. Estamos vivos e fortes”, acrescentou, ao também elencar os avanços da gestão pedetista no ministério.
O presidente do PDT-PR, deputado estadual Goura, relatou o compromisso da sigla com a sua história e o desenvolvimento integrado.
“Os companheiros estão iniciando os mandatos. Expressaremos, no Paraná, os seus anseios, presidente Lupi. Organizado, o PDT se reerguerá”, assegurou, ao lado da vice-presidenta da Fundação no Paraná, Desiree Salgado, e do diretor Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), José Carlos Rassier.
Evento
Com uma apresentação sobre os núcleos de base na abertura, o Circuito Trabalhista, ao longo do dia, teve debates sobre liderança, governança e inovação; princípios e normas do direito; fundamentos de políticas públicas; cidades sustentáveis e gestão orçamentária.
Os vereadores da capital, Marcos Vieira e professora Ana Lúcia, detalharam ainda a criação da Frente Parlamentar Trabalhista.