Brasil apresenta marcos da Previdência Social para delegações da Jamaica, Belize, Suriname e Tanzânia


Ascom Previdência Social
04/09/2024

Ministro Carlos Lupi destaca abrangência do maior programa contínuo de distribuição de renda

O Governo do Brasil apresentou, nessa segunda-feira (2), através do Ministério da Previdência Social, os marcos do regime geral para as delegações da Jamaica, Belize, Suriname e Tanzânia. No encontro, em Brasília (DF), o ministro Carlos Lupi destacou a abrangência do maior programa contínuo de distribuição de renda do mundo.

Ao colocar as equipes da pasta à disposição para ampliar o intercâmbio de informações e práticas com os países africanos e caribenhos, Lupi falou do impacto social e econômico do sistema previdenciário nacional, bem como da transversalidade dos ministérios para operacionalizá-lo.

“No Brasil, tudo é grandioso. Somos um verdadeiro continente. A Previdência Social atende a mais de 40 milhões de segurados, com uma renda média de R$ 1.860,00, e investe cerca de R$ 67 bilhões por mês na economia. É um amplo e eficiente sistema que segue sendo aperfeiçoado e fortalecido”, disse.

“Somos um país vocacionado para atender ao povo. No último ano, avançamos na diminuição da pobreza e na distribuição de renda. Em conjunto com outras pastas, a Previdência brasileira mostra o seu papel decisivo nessa missão”, completou.

O diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, Vinícius Pinheiro, destacou a importância do programa de Cooperação Sul-Sul no suporte na formação de sistemas internacionais de previdência, como no Timor-Leste.

“É um programa baseado na solidariedade e promoção do trabalho decente. Queremos a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, indicou, ao relatar a efetivação de visitas técnicas pelos estados.