Anacleto Julião é nomeado presidente de honra da Juventude Socialista


JS Pernambuco / Wellington Penalva
28/04/2025

Também homenageado no evento, Francisco Julião foi oficializado patrono da JS Pernambuco

 

Durante o debate que marcou os 70 anos das Ligas Camponesas, realizado na última sexta-feira (25) na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), a Juventude Socialista do PDT oficializou Anacleto Julião como presidente de honra da organização. O evento teve o apoio do Centro de Memória Trabalhista (CMT), da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), e da JS Nacional.

O encontro reuniu lideranças da juventude trabalhista e pesquisadores para debater o legado das Ligas Camponesas, o primeiro movimento por reforma agrária da América Latina, e a trajetória do líder trabalhista Francisco Julião, pai de Anacleto. A mesa de abertura contou com a participação do coordenador do Centro de Memória Trabalhista (CMT), Henrique Matthiesen, do historiador e sociólogo Itamá Nascimento, e da vice-presidente da UNE e secretária-geral da JS Pernambuco, Mariana Lessa, que mediou a atividade.

Além do resgate histórico e da análise sobre a atualidade da luta pela terra, o ato também oficializou Francisco Julião como patrono da JS Pernambuco.

Anacleto, que é fundador da JS do PDT, se emocionou com as homenagens. “Fiz questão de vir para cumprir com a minha palavra, mas também para demonstrar a paixão por essa luta e inspirar vocês, jovens, de que a nossa história tem momentos extraordinários”, afirmou ao receber a honraria.

A presidente nacional da JS, Estephany Neves, destacou o caráter histórico do reconhecimento. “Anacleto representa a força de uma juventude aguerrida, que assume sua responsabilidade no fio da história. Essa homenagem é uma obrigação, mas também o reconhecimento de um legado que queremos seguir”, afirmou.

Já Tatiana Graciano, presidente estadual da JS Pernambuco e vice-presidente nacional da entidade, ressaltou a importância de homenagear quem construiu a história da organização. “Nós acreditamos em homenagens em vida. Anacleto foi o nosso primeiro presidente e deixou o legado de uma juventude combativa, forte e rebelde. Queremos honrar esse exemplo e, agora, registrar nos anais da história que temos um grande brasileiro como presidente de honra da JS, assim como o partido tem Luís Carlos Prestes”, declarou.