Acervo Leonel Brizola

Publicações do PDT sobre Brizola mantém memória e legado vivos

Grandes lideranças históricas precisam ser rememoradas, celebradas e documentadas para que seus feitos não se calem com a mordaça do tempo. Esses ícones, mesmo depois de se despedirem da vida, inspiram novas gerações que, por sua vez, reverberam seus legados. Com Leonel de Moura Brizola não haveria de ser diferente. Bastião do Trabalhismo brasileiro, ele tem sua trajetória cuidadosamente eternizada pelo trabalho do Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do PDT.

Lá se vão 20 anos sem a presença física do líder trabalhista gaúcho. Mas não se engane, não houve um só instante em que Brizola não estivesse presente ao longo dessas duas décadas. Além de cultuado com muito respeito pelos trabalhistas brasileiros, o fundador do PDT conta com diversas publicações desenvolvidas pelo CMT que contam detalhes de sua história.

Esse material, rico em conteúdo, ideologia e emoção, conta com revistas, cartilhas e documentário. Do início da vida pública de Brizola até o último suspiro, em 2004, tudo é exposto pelo PDT. O material mostra a conduta de Brizola em diferentes momentos da vida nacional, sempre guiado pela busca de desenvolvimento, soberania e justiça social.

Confira abaixo algumas publicações disponíveis sobre Brizola e acesse o material. É gratuito e fundamental para entender a luta trabalhista no Brasil.

40 anos do Sambódromo

Os sambódromos são complexos culturais que, durante o Carnaval, se transformam em veias pulsantes de música, dança e expressão artística. No Rio ele é mais do que isso. Fundada em 1984 sob a gestão de Brizola, com o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e a colaboração visionária de Darcy Ribeiro, a Marquês de Sapucaí foi criada para atender duas necessidades: organizar e dar dignidade aos desfiles das escolas de samba; e, não menos importante, servir como espaço educacional, abrigando salas de aula sob as arquibancadas.
“Sambódromo 40 anos” conta toda essa trajetória trabalhista em favor da cultura, da educação e, sobretudo, do povo brasileiro. Do sonho à concretização de um projeto único, passando por detalhes de sua confecção, tudo é contato no novo volume da série “Legados Trabalhistas”. A obra também não deixa de mostrar como a Marquês de Sapucaí enfrentou essas quatro décadas de existência.

Brava Gente – Brizola

A revista percorre toda a vida de Leonel Brizola, desde o seu nascimento, em 1922, até a despedida, em 2004. É possível conferir a origem humilde do trabalhista, lá em Carazinho (RS), sua ascensão política ao lado de Getúlio Vargas, passando pela Campanha da Legalidade, de 1961, e pelo governo do Rio Grande, até a fundação do PDT, os dois governos do Rio e as campanhas presidenciais.
Dois grandes destaques da biografia do fundador do PDT são a criação de escolas ao longo de sua trajetória política, incluindo os 500 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), e a histórica resposta à TV Globo, em 1994.

Tijolaço

O Tijolaço é um conjunto de artigos de Brizola que fizeram história ao serem publicados em diversos jornais de amplitude nacional, no Brasil. Eles dão conta do período de reorganização social brasileira, com a restauração da democracia e a criação de uma nova Carta Magna. Os textos de Brizola posicionavam o Trabalhismo no país e combatiam a ascensão neoliberal da época.
Dividido em quatro volumes, os textos do herói da pátria organizados pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT) dão a ótica pedetista sobre temas que estavam em evidência e precisavam ganhar o necessário contraponto. Como exemplos, a estruturação e crescimento do partido, o sistema político, a política econômica e a educação pública. Em um período constituinte, os textos ratificam as raízes trabalhistas em pontos determinantes para a soberania e progresso do Brasil.

Discurso do Brizola na UNE

Esta publicação descreve detalhadamente o conteúdo do discurso de Brizola antes de apresentá-lo. Em sua fala diante dos estudantes, o líder trabalhista destacou a correlação entre educação e desenvolvimento econômico e social, analisando também as complexas relações políticas e econômicas entre Brasil e Estados Unidos.
Neste volume, é possível ver que Brizola ousou elaborar um plano de autonomia do país em relação aos monopólios privados norte-americanos. O discurso apresenta ainda a questão de Cuba, contemporânea à época, fazendo uma profunda análise sobre a Revolução e suas implicações geopolíticas no continente e no mundo.

Fala, Brizola

Em programas como o ‘Fala, Brizola’ e ‘A Voz Trabalhista’, discursos, mensagens e depoimentos serão resgatados para que o ouvinte possa acompanhar, na hora que quiser, momentos que ajudam a contextualizar a construção do Trabalhismo não só no Brasil, mas pelo mundo.
Disponível nas plataformas virtuais de podcasts.

Encarte Legalidade

Em seis páginas, os 14 dias de atuação do movimento cívico-militar – que garantiu, em 1961, a posse do então vice-presidente da República João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros – foram detalhados através de uma linha do tempo, que agrega fotos e textos.
Relembrando os tensos momentos no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, Brizola indicou, em 2003, o embasamento do processo decisório tomado ao longo da marcante sexta-feira, 25 de agosto.

Mini Documentário Brizola Tinha Razão

Para homenagear o centenário de Leonel Brizola, em 2022, o PDT lançou a série “Brizola Tinha Razão”. Este documentário, apresentado por Juliana Brizola e Brizola Neto, explora a trajetória do líder trabalhista, cujas ideias e ações continuam a guiar o partido e a sociedade brasileira. Com participações especiais de Carlos Lupi, Manoel Dias e Ciro Gomes, a série reflete sobre a relevância contínua de Brizola e seu legado de amor à pátria e ao povo.
Realizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e PDT Nacional, o documentário destaca a importância histórica e política de Brizola, desde os primórdios do trabalhismo brasileiro com João Goulart e Alberto Pasqualini, até a consolidação do Instituto Alberto Pasqualini e sua evolução para a FLB-AP. A série é um convite para aprofundar o conhecimento sobre o pensamento e as realizações de Brizola, que permanecem vitais para a construção de um Brasil mais justo e democrático.

Baú do Brizola

O projeto consiste em três publicações dominicais nas redes sociais do partido, compartilhando o acervo do CMT sobre o líder máximo do Trabalhismo brasileiro. São imagens históricas – diálogos marcantes, momentos de luta pela democracia, governos, exílio –, além de santinhos de campanha, bótons, posicionamentos políticos e muito mais sobre a trajetória de Brizola na política nacional e internacional.