A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (30) requerimento de autoria do senador Cid Gomes (PDT-CE) para a criação de subcomissão permanente para acompanhar as políticas de alfabetização na idade certa. O senador foi eleito para presidir a subcomissão, que será formada por cinco senadores titulares e cinco suplentes. Por ter assumido a presidência da subcomissão, Cid renunciou à vice-presidência da Comissão de Educação, tendo como substituta a senadora Professora Dorinha.
Cid Gomes citou o exemplo do Ceará para justificar a importância da alfabetização na idade certa como o principal ponto para melhorar a qualidade na educação. “Na nossa experiência tanto na Prefeitura de Sobral quanto no Governo do Ceará constatamos o quão importante é para os demais níveis da educação o processo de alfabetização feito na idade certa, o quanto isso vai ajudar positivamente toda a vida estudantil e até acadêmica dos jovens”, afirmou Cid.
O senador lembrou que isso passou a impactar diretamente os resultados do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“Iniciamos no Ceará, há 14 anos, uma metodologia com foco na questão da alfabetização na idade certa e isso permitiu que o Ceará tenha hoje 87 das 100 melhores escolas na avaliação do 5º ano do IDEB. Isso já está chegando também no 9º ano, com o Ceará tendo 62 das 100 melhores. Atribuo isso a esse foco, essa meta de alfabetizar nossas crianças na idade certa”, defendeu.
Segundo Cid, a política de educação do Ceará incluiu ainda estabelecimento de metas, incentivos a professores alfabetizadores e avaliação permanente, para que os resultados possam ser acompanhados e haja as correções necessárias. “O Ceará banca a avaliação de todos os alunos duas vezes por ano, uma no final do primeiro semestre e ao final do ano para que já na primeira avaliação possa ter um norte e focar naquelas escolas ou salas de aula que não conseguiram alcançar os objetivos”, explicou.
O presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns (PSB-PR), ressaltou o desempenho do Ceará na educação e defendeu que o Brasil precisa olhar para o que vem dando certo no estado para que as políticas bem sucedidas possam ser replicadas em todo o País.
“Ter um percentual tão grande de escolas entre as melhores do País é motivo de orgulho e também de olharmos para o estado e para o que vem sendo feito para que esses resultados sejam alcançados”, defendeu Arns.