Gestor destacou investimentos em mobilidade, redução de tarifas, mais médicos e melhorias na educação
O prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves (PDT), anunciou nesta quarta-feira (14) o início do financiamento para a construção da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT ), que vai ligar a Zona Norte ao novo Centro da cidade. O projeto inclui ainda a modernização da Avenida Amaral Peixoto, a construção de um centro de convenções e de uma marina. O avanço foi possível após a regularização de uma antiga dívida do município com o Tesouro Nacional.
Ao prestar contas dos pouco mais de 100 dias desde a posse no seu 3º. mandato, Rodrigo disse aos integrantes do diretório municipal e dos movimentos partidários que pesquisa recém realizada mostrou que a aprovação do novo governo já atinge a 70% da população. “Nesses 100 dias avançamos mais do que imaginávamos”, disse, explicando que as campanhas políticas não param mais nas redes sociais diante da contínua difusão de fake News pelos adversários.
“O Trabalhismo mudou Niterói e é a principal força política da cidade há 40 anos, somando as gestões desde a primeira eleição de Jorge Roberto Silveira, em 1988. Estão aí o MAC, o túnel Charitas – Cafubá; o Caminho Niemeyer; o terminal rodoviário João Goular; o programa Médico de Família; o hospital oceânico Gilson Cantarino; as novas escolas públicas e por conta deste conjunto de realizações é importante o enfrentamento com nossos adversários. Nos atacam até pela mudança de lugar da estátua do Araribóia”, afirmou o gestor. E acrescentou: “É fundamental que façamos enfrentamento permanente nas redes para que as mentiras dos adversários não prevaleçam. É importante que estejamos informados sobre tudo o que acontece em nosso campo”, frisou, reiterando a importância da busca das informações sobre a gestão municipal, em fontes seguras.
Avanços na educação
Sobre Educação, o pedetista informou que foram feitas 4.500 matrículas na rede pública municipal neste início de ano que já atende a 35 mil crianças, destacando que na faixa de zero a três anos de idade, onde em municípios próximos é grande o déficit de vagas, em Niterói “não existe mais nenhuma criança fora da escola”. Rodrigo repetiu frase frequentemente utilizada por Brizola, fundador do PDT, bem como pelo professor Darcy Ribeiro, idealizador dos Cieps: “Direito para todos, privilégios só para as crianças”. Afirmou também que 100% das salas de aula das escolas públicas de Niterói já são climatizadas e a distribuição de uniformes e material escolar gratuito para os alunos tornou-se realidade indiscutível.
Transporte mais acessível
Como outra realização dos 100 dias iniciais da atual gestão, Rodrigo citou a redução do preço da passagem do catamarã de Charitas de 21 reais para R$ 7,70 fato que, segundo ele, “tirou de circulação do centro de Niterói 6 mil automóveis”. A redução da passagem, luta antiga do prefeito junto a operadora do catamarã desde a inauguração do túnel Charitas – Cafubá, foi obtida, segundo ele, pelas gestões do deputado Vitor Júnior, presente à reunião, junto ao governo estadual.
Mais saúde para população
Outra realização foi a entrega à população do Hospital e Maternidade Alzira Reis, também em Charitas, “que eleva para novo patamar o atendimento em hospital público para as mulheres trabalhadoras porque já é a melhor maternidade pública da região”, afirmou, citando também a entrega ontem, no Morro do Céu, do novo posto do programa Médico de Família – totalmente reformado.
“Na campanha prometi que contrataria mais 200 médicos nos próximos quatro anos de mandato, mas a realidade nos ultrapassou: nesses quatro meses já contratamos 267 médicos”, afirmou o prefeito.
Rodrigo destacou ainda que, a partir do segundo semestre, entrará em funcionamento o projeto “Cais”, voltado ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade e crianças autistas — iniciativa lembrada durante a reunião por sua esposa, Fernanda Sixel.
“Não chegamos aqui sozinhos, sem vocês, sem os secretários municipais, não teríamos chegado aqui. É importante que cada um divulgue as ações do governo não apenas em suas áreas, mas em todas as áreas. Temos que ter essa preocupação coletiva de defesa das ações do PDT, do Trabalhismo, porque com as redes sociais enfrentamos nova realidade: terminou a eleição, mas a luta política agora é diária, é preciso o debate, o falar coletivo”, reiterou.
Niterói mais moderna
Ainda como avanço nesses primeiros meses, citou a expansão do Niterói Bike e a retirada de mais de 45 toneladas de fios sem uso dos postes da cidade. Também afirmou que, no próximo dia 16 de junho, vai iniciar o que definiu como “amplo processo de consulta à população” para elaborar novo plano estratégico para Niterói de curto, médio e longo prazos; atualizando o plano de 2013; tendo em vista a Niterói de 2050.
“Também vamos lançar um pacto contra a violência com foco em novas políticas públicas voltadas para a juventude para prevenir o desvio da violência”, além de outros projetos que definiu como “estruturantes” para a cidade, como as linhas do VLT.
Outro projeto importante começa agora no segundo semestre, o “Nova Vida no Morro”, com o objetivo de sanear as 80 favelas da cidade onde vivem 25% da população e prevê, além do saneamento das comunidades, obras de contenção de encostas e construção de banheiros e rebocos nas casas. Anunciou ainda para o início do segundo semestre deste ano o projeto “Recomeço”, para atendimento e recuperação de dependentes químicos.
Eleições 2026
Já o deputado Vitor Júnior, em sua participação, anunciou que está à ddisposição para disputar vaga de deputado federal ao mesmo tempo em que lançava a candidatura de Fernanda Sixel, mulher de Rodrigo, para a Alerj. Sobre a cidade, Vitor Junior confirmou que será construído no Caio Martins uma grande cisterna para receber as águas que há décadas inundam a avenida Roberto Silveira porque, na sua segunda etapa, o VLT ligará a Região Oceânica ao Centro passando pela Roberto Silveira e, por isso, é preciso acabar de vez com as enchentes.